Fed mantém taxa de juros nos EUA, mas atenua mensagem e abre a porta para corte

A taxa oscila dentro de uma banda entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho do ano passado; Fomc diz que, nos últimos meses, houve mais algum progresso em direção à meta de inflação de 2%

Roberto de Lira

Sede do Federal Reserve em Washington (Foto: Jim Bourg/Reuters)
Sede do Federal Reserve em Washington (Foto: Jim Bourg/Reuters)

Publicidade

O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira (31), como esperado, manter por unanimidade os juros básicos da economia do país em seu atual patamar. A taxa oscila dentro de uma banda entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho do ano passado.

Também como esperado, o colegiado do Fed atenuou sua mensagem sobre o aquecimento da atividade econômica e sobre a tendência para a inflação, o que abre a porta para uma queda de juros já próxima reunião de política monetária, em setembro.

No comunicado, o Fomc afima que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir a um ritmo sólido, mas que os ganhos de emprego moderaram e a taxa de desemprego aumentou, embora permaneçae baixa.

“A inflação diminuiu no ano passado, mas permanece um pouco elevada. Nos últimos meses, houve mais algum progresso em direção à meta de inflação de 2% do Comitê”, diz o texto.

“O Comitê considera que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação continuam a se equilibrar melhor. As perspectivas económicas são incertas e o Comité está atento aos riscos para ambas as partes do seu duplo mandato.”

O Fomc ponderou que não espera que seja apropriado reduzir a meta até que tenha maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção à meta.

Continua depois da publicidade

Além disso, informou que continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e em dívidas e títulos lastreados em hipotecas.