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Dona da Johnnie Walker sente o peso da queda do consumo de bebidas

Setor de vinhos e destilados da LVMH também passou por desafios para recuperar as vendas no primeiro semestre

Prarthana Prakash Fortune

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As pessoas não estão bebendo tanto quanto antes. E ninguém está mais ciente disso do que a Diageo, a gigante do setor de bebidas alcoólicas responsável por Johnnie Walker, Don Julio e Guinness.

Com sede em Londres, a empresa registrou uma queda de 1,4% nas vendas líquidas na comparação com o mesmo período do ano anterior, fechando em US$ 20,3 bilhões nos 12 meses até junho. Essa foi a primeira queda desde a covid-19.

Grande parte do declínio foi atribuída aos negócios da Diageo na América Latina e no Caribe, onde os volumes caíram 21%, enquanto a empresa tentava normalizar o excesso de estoque acumulado durante a pandemia.

Copos de Guinness servidos em Dublin, Irlanda. | Artur Widak—NurPhoto/Getty Images/via The New York Times


O grupo tem enfrentado pressão à medida que consumidores com orçamento apertado optam por marcas de bebidas mais baratas, evitando o portfólio de bebidas destiladas premium da Diageo. Os concorrentes da Diageo enfrentam dificuldades semelhantes. Por exemplo, a Remy Cointreau, fabricante de conhaque, reportou uma queda nas vendas trimestrais na semana passada. O setor de vinhos e destilados da LVMH também passou por desafios para recuperar as vendas no primeiro semestre do ano.

Em novembro, a empresa emitiu um alerta de lucros, prevendo resultados mais fracos no segundo semestre do exercício.

“As taxas de juros estão elevadas, portanto os varejistas também devem permanecer cautelosos. Continuaremos focados em fortalecer a resiliência do nosso negócio e em vencer com o consumidor”, disse a CEO da Diageo, Debra Crew, aos repórteres durante uma teleconferência na terça-feira. Segundo ela, apesar de alguns segmentos de consumidores optarem por alternativas mais baratas, o “mérito do nosso portfólio é que realmente oferecemos uma gama muito ampla de opções” em termos de produtos e faixas de preço.

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Embora a volatilidade macroeconômica tenha impactado os negócios da Diageo, algumas áreas dos negócios da empresa mantiveram o negócio equilibrado. Por exemplo, nos EUA, seu maior mercado, as vendas de coquetéis à base de destilados, como o Ketel One Espresso Martini e o Tanqueray Negroni, aumentaram 15%.

O crescimento da participação feminina no consumo da Guinness
Na Europa, as vendas líquidas gerais cresceram 3%, graças à força cervejeira da Diageo com a Guinness. As mulheres têm optado cada vez mais pela Guinness. A marca registrou um aumento de 27% na participação feminina nos últimos dois anos fiscais, o que contribuiu para a crescente popularidade da cerveja preta.

“Acreditamos que as tendências demográficas, o aumento dos rendimentos no mundo em desenvolvimento, as bebidas destiladas, o ganho de participação da cerveja e do vinho e a premiumização em longo prazo impulsionarão um crescimento subjacente atraente em nosso setor”, analisou Crew.

A Diageo também passou por mudanças importantes de liderança nos últimos meses. No início de 2023, Crew substituiu Ivan Menezes, o CEO de longa data da empresa. A CFO Lavanya Chandrashekar também anunciou que deixará o cargo este ano. Apesar dessas mudanças, a redução dos lucros pode dificultar a tarefa de tranquilizar os investidores.

“A orientação é muito vaga e não ajudará a melhorar o sentimento, apontando para um ambiente desafiador contínuo para o consumidor no exercício financeiro de 25 e pressões contínuas sobre as margens”, disse Trevor Stirling, analista da Bernstein, em nota na terça-feira.

A empresa, que é listada em Londres, afirmou que está abordando algumas de suas fraquezas, incluindo ao aprimorar sua percepção a respeito do consumidor para entender melhor como e quando os clientes consomem diferentes bebidas.

A Diageo espera que as vendas líquidas aumentem entre 5% e 7% no médio prazo.

As ações da empresa registravam queda de 9,4% às 10h, horário de Londres.