Lula passa Milei e é o presidente mais bem avaliado na América do Sul em julho

Presidente brasileiro alcançou 53,6% de respostas positivas (bom/muito bom) no mês e 42,9% de respostas negativas (ruim/muito ruim); argentino teve 52,1% e 44,7%, respectivamente

Equipe InfoMoney

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Adriano Machado/Reuters))
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Adriano Machado/Reuters))

Publicidade

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, liderou o ranking de junho de avaliações dos chefes de Estado da América do Sul no mês de julho, segundo pesquisa da CB Consultoria de Opinião Pública. Lula superou assim o argentino Javier Milei, que liderou o ranking de presidentes em junho.

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos 

O ranking é elaborado a partir das avaliações sobre a imagem interna dos presidentes e Lula alcançou 53,6% de respostas boa/muito boa no mês e 42,9% de respostas negativas (ruim/muito ruim).

Continua depois da publicidade

Milei teve 52,1% de referências positivas e 44,7% de negativas. A terceira posição no continente ficou com Daniel Noboa, do Equador, com 51,5% de aprovação e 45,4% de desaprovação.

Lula vem em tendência de alta, tendo ficado em 4º ou 5º lugares entre março e maio, subindo para o 3º posto em junho.

Os piores classificados no ranking de julho foram Gustavo Petro, da Colômbia, com apenas 32,3% de imagem positiva, seguido por Dina Boluarte, do Peru, com 32,5%, e de Gabriel Boric, do Chile, com 36,3% de aprovação.

Continua depois da publicidade

Mas o chefe de Estado que mais cresceu nas avaliações ante junho foi Luis Arce, da Bolívia, com seis pontos percentuais de recuperação. Quem mais caiu ante o mês anterior foi o colombiano Gustavo Petro (6,6 p.p.).