Publicidade
(Bloomberg) – Um potencial retorno de Donald Trump como próximo presidente dos EUA pode trazer más notícias para as moedas dos mercados emergentes, dada a ameaça das suas políticas econômicas mais protecionistas.
O won sul-coreano liderou as quedas mais amplas na Ásia depois que a tentativa de assassinato de Trump no fim de semana aumentou suas chances de ganhar a presidência. A rupia da Indonésia e o baht da Tailândia registaram oito dias de ganhos, enquanto o ringgit da Malásia caiu do seu nível mais alto em janeiro. O peso mexicano caiu 0,8%, e o rand sul-africano tinha baixa de 0,6%.
Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP
Os investidores estão preocupados que os planos de Trump de reduzir impostos e aumentar tarifas, se eleito, possam alimentar a inflação e fazer com que o Federal Reserve mantenha a política monetária restritiva por mais tempo. As políticas protecionistas do ex-presidente também podem representar obstáculos às finanças externas do país emergente, de acordo com a Sumitomo Mitsui Banking Corp.
Continua depois da publicidade
Trump tende a elevar favoritismo sobre Biden após atentado e agitar mercados
Trump recebeu solidariedade de adversários e líderes globais; mercados devem buscar proteção na renda fixa e dólar
Favoritismo de Trump sobe e pânico entre Democratas para eleição aumenta, diz Eurasia
Em entrevista ao InfoMoney, Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas do grupo Eurasia, ressalta ambiente de polarização política e aumento de favoritismo de Trump, mas aponta ser cedo para cravar resultado da eleição americana
“Há muita cautela no mercado neste momento”, disse Fiona Lim, estrategista sênior de câmbio do Malayan Banking. “As políticas de Trump são inflacionárias e um retorno do desempenho econômico superior dos EUA e um ambiente de taxas mais altas por mais tempo nos EUA poderiam afundar as moedas dos mercados emergentes mais uma vez.”
Os mercados emergentes se beneficiaram das probabilidades crescentes de flexibilização monetária em todo o mundo, à medida que a inflação dava sinais de desaceleração. O índice monetário do mundo em desenvolvimento subiu cerca de 1,5% desde a mínima de cinco meses atingida em abril.
Esses ganhos poderão estar em risco com os operadores conscientes do domínio do dólar durante os anos de Trump no cargo, quando moedas como o yuan chinês e o peso mexicano ficaram sob pressão depois de ele ter aplicado tarifas mais elevadas.
Continua depois da publicidade
“As políticas de Trump são provavelmente mais protecionistas contra outros países e podem causar ventos contrários aos exportadores”, disse Jeff Ng, chefe de macroestratégia para a Ásia na Sumitomo. “Isto é particularmente significativo para os países exportadores asiáticos. Os riscos para os saldos em conta corrente podem ser prejudiciais para as moedas.”
© 2024 Bloomberg L.P.