Datafolha: Paes lidera com folga eleições no Rio, com 53% das intenções de voto

No cenário estimulado, quando são apresentados nomes de possíveis candidatos aos eleitores, atual prefeito soma 26 pontos percentuais a mais do que todos os concorrentes

Marcos Mortari

Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Agência Brasil)
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Agência Brasil)

Publicidade

O prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com folga as eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5). O levantamento, realizado entre os dias 2 e 4 de julho, mostra que, se a corrida às urnas fosse hoje, ele seria reeleito no primeiro turno.

De acordo com a pesquisa, em cenário estimulado (ou seja, quando os entrevistadores apresentam uma lista de possíveis candidatos) de primeiro turno, Paes aparece com 53% das intenções de voto.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Na sequência, vem o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 9% − 2 pontos percentuais a mais do que Alexandre Ramagem (PL), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo, os dois estão tecnicamente empatados, já que Tarcísio poderia ter entre 6% e 12% das intenções de voto e Ramagem, entre 4% e 10%.

Depois vêm Juliete Panjota (UP) e Cyro Garcia (PSTU) − ambos com 3%, o que também os coloca em condição de empate técnico com Tarcísio (neste caso, no limite da margem de erro, o que indica maior probabilidade de o parlamentar estar à frente) e Ramagem.

Em outro pelotão, vêm Rodrigo Amorim (União Brasil) e Marcelo Queiroz (PP), cada um com 2% das intenções de votos. Dani Balbi (PCdoB) aparece com 1%. Eleitores que indicam voto em branco, nulo ou que não apontaram nenhum dos nomes testados somam 14%. Outros 5% não responderam.

Continua depois da publicidade

O resultado da pesquisa pode favorecer a escolha de uma chapa “puro-sangue” por Paes − ou seja, a escolha de um vice de seu próprio partido, o PSD − em meio à pressão do PT pela indicação de um nome. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já manifestou apoio à recondução do atual prefeito.

Outro cenário estimulado testado pelo Datafolha retirava os nomes de Amorim, Queiroz e Balbi. Neste caso, Paes aparece com 55% das intenções de voto e é seguido por Tarcísio, com 10%. Na sequência, vêm Ramagem, com 7%, Cyro, com 4%, Juliete, com

3%, e Sponza, com 1%. Os “não votos” somam 20% da amostra.

Continua depois da publicidade

No cenário espontâneo, em que não são apresentados nomes aos entrevistados, Eduardo Paes lidera com 28% das menções. O levantamento também mostra que 1% responderam “no atual” prefeito. Ramagem e Tarcísio foram citados por 2% cada.

A pesquisa entrevistou 840 pessoas de 16 anos ou mais presencialmente em São Paulo entre os dias 2 e 4 de julho. A margem máxima de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número RJ-06701/2024.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.