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Túneis de Londres que inspiraram histórias de James Bond abrem capital em Amsterdã

Túneis Kingsway, originalmente construídos nos anos 1940 como abrigo subterrâneo, foram usados por uma unidade de inteligência que inspirou Ian Fleming a criar a "Divisão Q" dos livros de James Bond

Roberto de Lira

Projeto da London Tunnels quer transformar antigo abrigo subterrâneo em atração turística (Foto: London Tunnels/Divulgação)
Projeto da London Tunnels quer transformar antigo abrigo subterrâneo em atração turística (Foto: London Tunnels/Divulgação)

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A empresa London Tunnels, que pretende transformar em uma grande atração turística um antigo complexo de túneis da 2ª  Guerra Mundial localizado no centro de Londres – que teria servido de inspiração para os livros de James Bond -, mudou de ideia sobre seu processo de abertura de capital e solicitou nesta segunda-feira (24) a listagem de suas ações na Euronext, em Amsterdã.

A proposta original, feita em janeiro, previa que as ações seriam negociadas na Bolsa de Londres (LSE). A listagem e o início da negociação estão previstos para a próxima quinta-feira (27).

O jornal The Guardian lembra que a mudança de opinião da empresa é o mais recente golpe para a LSE, depois que várias empresas de alto perfil optaram por listar na Europa e nos EUA antes de Londres nos últimos meses.

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Em maio, a dona da Paddy Power, Flutter, anunciou sua decisão de mudar sua listagem primária para Nova York, enquanto a fabricante britânica de chips Arm preferiu Wall Street em agosto passado, depois que o governo não conseguiu convencê-la a abrir o capital em Londres.

No entanto, isso foi parcialmente compensado por outros grandes players como a empresa de varejo de moda chinesa  Shein e a eletrônica Raspberry Pi anunciando planos de listar na LSE.

James Bond

Os chamados túneis Kingsway foram originalmente construídos no início da década de 1940 como um abrigo subterrâneo, logo abaixo da estação de metrô Chancery Lane, com capacidade para receber até 8.000 pessoas por conta dos bombardeiros nazistas. Mas eles nunca foram usados para esse fim.

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O local foi ocupado por escritórios da Defesa Civil de Londres e do Ministério de Obras, mas ficou mais famoso por abrigar o Inter Services Research Bureau, um escritório de operações especiais de inteligência e espionagem que, acredita-se, inspirou a “Divisão Q” das histórias do agente secreto James Bond escritas por Ian Fleming e que originaram uma das mais famosas franquias do cinema.

O local foi transferido para os Correios Gerais em 1949 e, em 1956, tornou-se o ponto terminal do primeiro cabo telefônico transatlântico, que permitia uma comunicação governamental com Washington.

A propriedade dos túneis foi transferida para a British Telecommunications em 1981 e por muitos anos eles abrigaram centrais e equipamentos telefônicos.

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Até os anos 1980, o local abrigava também o pub mais subterrâneo de Londres.

Turismo imersivo

A London Tunnels pretende desenvolver uma série de atrações turísticas nos túneis Kingsway, restaurando, reutilizando de forma adaptativa e trazendo-os de volta à vida, oferecendo uma combinação de experiências de patrimônio histórico e um ambiente cultural e projetado para ser multissensorial, com larga experiência digital.

Espera-se que a empresa tenha uma capitalização de mercado de aproximadamente £ 130 milhões (quase R$ 900 milhões) na data de sua listagem.

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Os recursos serão usados no desenvolvimento da atração, que pode ficar pronta até 2027, caso os trâmites de permissão pelos órgãos públicos sigam sem interrupções. É necessário um estudo sobre segurança e até remoção de amianto no local.

Angus Murray, CEO da London Tunnels, comentou em nota oficial que a listagem das ações na Euronext é o próximo passo lógico da empresa, “melhorando a capacidade de angariar mais capital nos próximos anos para apoiar a estratégia de crescimento da empresa e criar valor a longo prazo”.

O desenvolvimento dos túneis requer investimentos ao longo de vários anos. A empresa estima que serão necessários aproximadamente entre £20 milhões e 30 milhões de libras nos dois primeiros anos, com mais £120 milhões para colocar os túneis em operação como uma atração turística a ser financiada por meio de dívida e capital próprio.

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