Conteúdo editorial apoiado por

Gráfico do Ibovespa apresenta sinais de reversão após 4 semanas seguidas de queda

No Estudo Técnico deste domingo, Rodrigo Cohen traz o que esperar do Ibovespa, bitcoin, Vale, Petrobras e outros ativos nesta semana

Equipe InfoMoney

Conteúdo XP

Publicidade

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, deu sinais de uma possível reversão após atingir um fundo exato nos 119.700 pontos. Embora tenha oscilado abaixo desse patamar momentaneamente, o índice se recuperou e subiu 1,5% na última semana, desde a mínima alcançada.

A análise é de Rodrigo Cohen, embaixador da XP Investimentos. Ele trará todos os detalhes e análises do Ibovespa, Vale, Petrobras, entre outros ativos, neste domingo, a partir das 19h. no canal do Arena Trade.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Ibovespa: Análise técnica

“A recente performance do Ibovespa foi marcada pelo rompimento da média móvel de 8 períodos, amplamente utilizada por operadores de mercado. Esse rompimento pode indicar antecipadamente o início de uma reversão de tendência. O próximo ponto técnico relevante para o índice é a média móvel de 200 períodos”, diz.

Linha azul é a média móvel de 8 períodos; linha pontilhada de 200. Análise técnica Ibovespa; gráfico diário. Elaboração: Rodrigo Cohen. Fonte: Nelogica

Gráfico semanal

No gráfico semanal, segundo Coehn, o Ibovespa formou uma figura que se aproxima de um “engolfo de alta”, um padrão de candle de reversão, após quatro semanas consecutivas de queda.

“Embora não seja um engolfo perfeito, essa formação sugere um possível movimento de correção e início de reversão”, disse.

Continua depois da publicidade

Neste ano, o Ibovespa já acumulou uma queda significativa de 10%, refletindo um período de volatilidade e ajustes no mercado.

Assim, acrescenta, a recente formação técnica e os rompimentos de médias móveis indicam que investidores devem ficar atentos aos próximos movimentos do índice, especialmente em relação à média móvel de 200 períodos.

Análise técnica Ibovespa; gráfico semanal. Elaboração: Rodrigo Cohen. Fonte: Nelogica

“Esses sinais técnicos podem ser um indicativo de que o mercado está começando a se ajustar, e os investidores devem monitorar de perto esses desenvolvimentos para identificar oportunidades de entrada e estratégias de mitigação de riscos”, finaliza.

Continua depois da publicidade

Estudo técnico

No programa que começa às 19h, o analista fala ainda sobre Vale, Petrobras, entre outras ações de empresas brasileiras, além de BDRs, como de Apple, Tesla e Meta.

E também traz as análises de minicontratos de dólar e índice, bem como os futuros de bitcoin.

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.