Conteúdo editorial apoiado por

Conseguir identificar possível movimento de mercado cria chance de ganhos, diz trader

Léo Dantas afirma que a operação sempre dá oportunidade de se fazer bom trade

Augusto Diniz

Conteúdo XP

Publicidade

Léo Dantas, 37 anos, começou a operar no mercado financeiro há 16 anos. “Em 2008, junto com uns amigos a gente começou a estudar. A primeira ferramenta que apareceu foi a análise técnica. Não tinha o conteúdo vasto que a gente tem hoje”, lembra o investidor, que participou do programa Arte do Trade, no canal GainCast.

“Achei que a análise técnica parecia um pouco mais rápida. A análise fundamentalista parecia mais distante de estudar. E análise técnica se mostrou algo mais fácil, que fazia sentido”, conta.

Baixe uma lista de  10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Perfil de day trade

Na época, ainda não se fazia day trade. “Meu primeiro trade foi Petrobras (mercado de opções). Cheguei a fazer bons trades, mas depois… O dinheiro acabou. Voltei a estudar”, relata.

“Mas sempre fui focado no curto prazo”, diz, para justificar a entrada no day trade, com atuação principalmente no mini-índice.

“Tem que estudar. O acesso a informação hoje, inclusive gratuita, é mais fácil. Estude primeiro e comece pequeno. Para começar muito pequeno é muito barato”, destaca.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

Planejamento

Dantas começa o dia com o planejamento pronto às mãos, mas ele alerta que isso pode mudar no pré-mercado, abrindo diferente do planejado. No planejamento, a primeira coisa que identifica é a tendência, o viés que o gráfico está dando, se neutro, subindo ou descendo.

“Se o viés é altista, vou buscar oportunidade de compra. Tem uma forma muito simples de encontrar a tendência. Fundos e topos ascendentes é uma tendência de alta. Topos e fundos descendentes é uma tendência de baixa. Se achar que não está tão claro, pode usar as médias móveis – são os indicadores simples, fácil de entender”, ensina.

Continua depois da publicidade

“Se você tem essa capacidade de identificar os possíveis movimentos do mercado, isso em algum momento vai virar trade, vai virar gain (ganho), vai virar dinheiro no seu bolso”, avalia.

Capacidade de executar

“Se o trader tem olho para identificar onde entra, mesmo que não faça o trade, ele tem capacidade de executar. O mercado tem chance em outro momento, que pode ser hoje ainda, ou outro dia. Em algum momento, esse teu olho vai te gerar um trade, vai gerar um gain”, garante.

Léo Dantas menciona a importância de seguir comprometido com estratégia que deu certo, e não se dispersar com ideias que pode colocar todo o trabalho a perder. “Por mais que se diga que é fascinante, muito boa, é ótima, funciona e faz sentido, a tentação de se ‘olhar para o lado’ é grande”, diz.

Continua depois da publicidade

“Se levar a sério (o trade) as suas chances aumentam. Isso é fato, mas ainda não é certeza”, afirma. “Mas, se preparar e estudar, as chances aumentam”, ressalta.

Guias de análise técnica:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia