Publicidade
A semana tem como destaque a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na quarta-feira (19). A expectativa é de manutenção da taxa Selic no atual patamar de 10,50%. Na agenda de hoje, sai o Boletim Focus e o IGP-10 de junho, com consenso LSEG prevendo alta de 0,95%.
Já na seara política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reuniões com ministros e líderes da Câmara e Senado.
Agenda
A agenda de hoje tem como destaque a divulgação do Boletim Focus e o IGP-10 de junho.
Brasil
8h: IGP-10 de junho; consenso LSEG prevê alta de 0,95%
8h25: Boletim Focus
Continua depois da publicidade
9h: Presidente Lula tem reunião com ministros e líderes do governo
10h: Otavio Damaso, diretor do BC, profere palestra na abertura do Workshop: “Seguro Rural no Brasil: Políticas Públicas e Mudança Climática”, promovido pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento (SMA/MPO) (fechado à imprensa)
10h30: Lula tem reunião com Haddad, Tebet e Esther Dweck
Continua depois da publicidade
14h40: Lula se reúne com Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima
15h: Lula participa da Cerimônia de Assinatura de Contrato entre BNDES e MJSP para destinação de recursos do Fundo Amazônia a ações de fortalecimento do “Plano Amazônia: Segurança e Soberania – AMAS”
16h: Lula tem reunião com Haddad
Continua depois da publicidade
Copom
A aceleração do IPCA em maio e a análise da composição do indicador no mês reforçam a tendência de que o Copom interrompa nesta semana o ciclo de afrouxamento monetário. Além do indicador principal ter vindo acima da mediana das projeções, a piora em alguns núcleos e a manutenção das incertezas no cenário externo contribuem para essa projeção.
Mais do que a decisão em si, outro fator vai estar no holofote dos economistas e dos analistas: o placar da decisão. Para a diretora de macroeconomia para o Brasil da UBS Global Wealth Management, Solange Srour, a dissidência entre os membros, na reunião de maio, foi “muito ruim”, especialmente pelo placar apertado, de 5 a 4.
Revisão de gastos
Com a crescente pressão para promover um equilíbrio nas contas públicas por meio da revisão de despesas, o presidente Lula se reúne nesta segunda com Haddad e as ministras do Planejamento, Simone Tebet, e da Gestão, Esther Dweck, além de Rui Costa, para tratar da revisão de gastos para fechar Orçamento de 2025.
Continua depois da publicidade
5. Radar Corporativo
Zamp (ZAMP3)
A Zamp (ZAMP3), operadora de redes de fast food como Burger King e Popeyes, anunciou na última sexta-feira (14) a saída de seu diretor-presidente, Ariel Grunkraut, que deve permanecer no cargo apenas até 28 de junho. Grunkraut foi um dos sete sócios-fundadores que criaram a Zamp em 2011. Ele chegou a liderar a área de vendas, marketing e tecnologia antes de se tornar CEO.
Auren (AURE3)
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a união entre os negócios da Auren (AURE3) e da AES Brasil (AESB3).
(Com Estadão, Reuters e Agência Brasil)