Publicidade
(Reuters) – Seul alertou a população neste sábado (1º) para esquivar-se de mais balões enviados da Coreia do Norte e denunciá-los aos militares ou à polícia.
Os militares da Coreia do Sul disseram que a Coreia do Norte estava enviando mais balões transportando “sujeira” através da fronteira.
A Coreia do Norte enviou centenas de balões carregando lixo e excrementos no início desta semana, chamando-os de “presentes de sinceridade” e prometendo enviar mais. O ministro da Defesa sul-coreano, Shin Won-sik, neste sábado, chamou este “comportamento inimaginavelmente patético e de baixo nível”.
Uma mensagem pública transmitida pela cidade de Seul pedia à população que não tocasse em balões “identificados no céu perto de Seul” e que os denunciasse.
Outros governos regionais foram solicitados a transmitir mensagens semelhantes, disse o Ministério da Defesa.
A Coreia do Norte disse que os balões eram uma retaliação a uma campanha de propaganda em curso de desertores e ativistas norte-coreanos na Coreia do Sul, que enviam balões contendo panfletos anti-Pyongyang, alimentos, remédios, dinheiro e pen drives carregados com vídeos musicais e dramas de K-pop por toda parte da fronteira.