Publicidade
MADRID (Reuters) – A polícia mediu a contagem de decibéis do show de Taylor Swift no estádio Bernabéu, do Real Madrid, após moradores próximos reclamarem do barulho desde que o local começou a receber eventos musicais, no mês passado.
As leituras precisam ser avaliadas para ver se ultrapassaram os níveis permitidos, disse a porta-voz da prefeitura, Inmaculada Sanz, em entrevista nesta quinta-feira. Ela disse que as autoridades receberam 25 reclamações após o show de quarta-feira.
Ela informou que a prefeitura já está preparando multas para promotores de shows anteriores que tenham ultrapassado os limites de ruído.
Continua depois da publicidade
O Real Madrid não quis comentar. A polícia municipal de Madri encaminhou os pedidos de entrevistas à prefeitura. Sanz não forneceu os dados da leitura dos decibéis na coletiva de imprensa.
Leia mais: Taylor Swift vai cantar na Espanha, mas show pode causar prejuízos… ao Real Madrid
O promotor de Swift para seus shows em Madri, Lastur Bookin SL, não respondeu ao pedido de entrevista.
Continua depois da publicidade
O concerto de Swift, com a presença de dezenas de milhares de “Swifties”, marcou a primeira performance de uma megaestrela global no estádio, que foi adaptado para ir ao encontro da visão do presidente Florentino Perez de expandir as receitas do clube para além do futebol.
A reforma de 900 milhões de euros incluiu um telhado e um novo campo retrátil de última geração, que permite o uso do local para eventos, tornando-o “um epicentro do mundo do entretenimento”, disse Perez em novembro.
Mas o plano enfrenta indignação local diante do barulho, com a ameaça de moradores de recorrer à Justiça para impedir eventos futuros.
Continua depois da publicidade
“Não temos escolha senão tomar medidas legais”, disse Enrique Martinez de Azagra, presidente da Associação de Pessoas Afetadas pelo Bernabéu.
Durante o show de quarta-feira, especialistas contratados pela associação fizeram as suas próprias contagens de decibéis, que podem ser usadas como prova num caso.
Os especialistas registraram leituras de 80 decibéis, muito acima dos 53 permitidos pelas autoridades municipais para uma locais de shows, disse Martinez de Azagra.