PMI composto da zona do euro avança em maio para maior nível em 12 meses

O indicador que agrega dados dos setores de serviços e industrial subiu de 51,7 em abril para 52,3 em maio; PMI de serviços ficou estável em 53,3 e o industrial avançou para 47,4, o mais alto em 15 meses

Roberto de Lira

Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)
Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

A recuperação econômica na zona do euro ganhou impulso em maio, de acordo com dados provisórios do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês).

O indicador composto, que agrega dados dos setores de serviços e industrial, atingiu seu maior nível em 12 meses, após subir de 51,7 em abril para 52,3 em maio, segundo números preliminares divulgados nesta quinta-feira (23) pelo banco HCOB, em parceria com a S&P Global.

Uma nota acima de 50,0 separa a expansão da contração da atividade.

No mês, o PMI serviços ficou estável em 53,3, abaixo da projeção de 53,5 feita pelo consenso LSEG de analistas. O indicador do setor de manufatura avançou de 45,7 para 47,4, atingindo assim o maior patamar em 15 meses e passando a estimativa de 46,2 feita pelos analistas.

A pesquisa apurou expansões mais rápidas na atividade empresarial, nas novas encomendas e no emprego neste segundo trimestre, enquanto a confiança empresarial atingiu o máximo dos últimos 27 meses.