Publicidade
Um helicóptero que transportava o presidente do irã, Ebrahim Raisi, e parte de sua equipe sofreu um acidente neste domingo (19) na região noroeste do país. A informação do acidente foi confirmada pela agência estatal Irna, mas não há informações disponíveis sobre possíveis feridos.
Até o início da madrugada de segunda-feira, pelo horário iraniano, o local exato do acidente ainda havia sido encontrado.
A AP informou que o helicóptero fazia parte de um comboio de três aparelhos. Segundo declarações do ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à TV estatal, o presidente e companhia estavam voltando de viagem e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina. Mais tarde, a mídia oficial passou a se referir ao incidente como queda
Continua depois da publicidade
“Várias equipes de resgate estão a caminho da região, mas devido ao mau tempo e à neblina, pode levar tempo para chegar ao helicóptero.”
O presidente Raisi voltava de uma cerimônia para a inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão quando seu helicóptero perdeu contato com outros aparelhos que faziam parte do comboio. Ele sobrevoavam a região de Varzaqan.
O ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província de Azarbaijan Oriental, Malek Rahmati, o líder da oração de sexta-feira de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem, e vários outros também estavam a bordo do comboio de helicópteros.
Continua depois da publicidade
O aiatolá Ali Khamenei, considerado o líder supremo do Irã, reagiu à notícia informando que estava orando pelo retorno do presidente em segurança. Ele também pediu que o povo iraniano mantivesse a calma e disse estar confiante o incidente não afetaria as operações de rotina do país. “A nação iraniana não deve estar preocupada. Não haverá interrupção nas operações do país”, declarou.
Um correspondente da agência de notícias Irna conformou que equipes de resgate e socorro foram enviadas para a área e que as operações de busca continuam. Mas o tempo nublado e a intransitabilidade da área dificultaram as operações.
Segundo a Irna, as buscas vão prosseguir durante a noite, mas as condições são extremamente difíceis para que a aeronave seja encontrada.
Continua depois da publicidade
Raisi é presidente da República Islâmica desde junho de 2021, sucedendo ao moderado Hassan Rohani.