Divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem alerta de novas tempestades

A projeção é a de que, somente para o Rio Grande do Sul, a chuva atinja até 50 milímetros em um período de 24 horas nas regiões de Erechim (RS) e Passo Fundo (RS), além da serra gaúcha

Fábio Matos

Homem com guarda-chuva caminha por uma rua parcialmente destruída após enchentes em Muçum, no Rio Grande do Sul (Foto: Adriano Machado/Reuters)
Homem com guarda-chuva caminha por uma rua parcialmente destruída após enchentes em Muçum, no Rio Grande do Sul (Foto: Adriano Machado/Reuters)

Publicidade

Um novo alerta para tempestades foi emitido, nesta sexta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), voltando a preocupar a população do Rio Grande do Sul.

De acordo com o boletim meteorológico do instituto, fortes chuvas estão previstas para a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre esta sexta e sábado (18). O sul do Paraná também deve ser atingido.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Continua depois da publicidade

Segundo informações da Climatempo, essa nova onda de chuva forte será causada pela atuação de uma frente fria na região. Com a mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, serão formadas novos blocos de nuvens carregadas sobre a região Sul do Brasil.

A projeção é a de que, somente para o Rio Grande do Sul, a chuva atinja até 50 milímetros em um período de 24 horas nas regiões de Erechim (RS) e Passo Fundo (RS), além da serra gaúcha.

Já na região metropolitana de Porto Alegre (RS), que ainda enfrenta uma situação caótica em função das chuvas das últimas semanas, a previsão é a de uma precipitação moderada no fim de semana.

Continua depois da publicidade

Lagoa dos Patos é foco de atenção

Na noite de quinta-feira (16), a Defesa Civil do estado emitiu alerta para a continuidade do aumento do patamar das águas da Lagoa dos Patos – que subiu 30 centímetros em 48 horas, atingindo 2,75 metros na quinta-feira. As cidades de Rio Grande (RS) e São José do Norte (RS), no sul do estado, vêm sofrendo muito com a subida do nível da lagoa.

Em São Lourenço do Sul (RS), a água chegou a 2,80 metros no fim da tarde de quinta-feira – superando, e muito, a chamada “cota de inundação”, que é de 1,3 metro.

Baixas temperaturas

A região Sul do país tem uma manhã de baixas temperaturas nesta sexta-feira. Em Bagé (RS), a mínima deve ficar em 6ºC, chegando a 4ºC no sábado, mas sem chuva.

Continua depois da publicidade

Em Pelotas (RS), com céu nublado e tendência de chuva, a mínima é de 7ºC nesta manhã.

Na capital Porto Alegre, com previsão de chuva moderada, a temperatura deve ficar entre 10ºC e 13ºC.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”