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A fabricante de carros Stellantis negocia com a Vale e a chinesa Huayou Cobalt o investimento em uma fundição de níquel na Indonésia, garantindo o fornecimento do metal para baterias de seus veículos elétricos. As informações são do jornal Financial Times.
Segundo o jornal, a Stellantis e a Vale Indonésia investiriam em um tipo de planta que converte minério de níquel de baixo teor em metal para baterias. A Huayou, uma das maiores produtores mundiais de níquel e cobalto, também teria uma participação no projeto. O tamanho do investimento de cada empresa ainda vai ser definido, diz o FT.
A Stellantis planeja investir € 50 bilhões na eletrificação de seus veículos na próxima década, zerando suas emissões líquidas de carbono até 2038. A montadora fez acordos com fornecedores de materiais para baterias em todo o mundo nos últimos anos.
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A Indonésia é responsável por mais de 50% do fornecimento global de níquel. Além de ter a maior reserva do metal do mundo, o país também domina o mercado por causa do investimento das empresas chineses, que reduziu o custo de produção.
Mas, de acordo com o Financial Times, o investimento da Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, seria uma vitória para a Indonésia, que tenta atrair fabricantes de automóveis ocidentais para a sua indústria de níquel. O país quer reduzir a dependência das empresas chinesas – e não ser afetada por uma eventual queda de demanda na China.
A Stellantis e a Huayou não responderam aos pedidos de comentário do FT sobre a operação. A Vale Indonésia disse que não comenta discussões comerciais. “Estamos confiantes de que os nossos investimentos contínuos na Indonésia continuarão atrativos para os nossos investidores e parceiros internacionais”, disse um porta-voz da empresa.