Conteúdo editorial apoiado por

Com yacon, a “batata dos diabéticos”, Natural One quer dobrar vendas de sucos verdes

Segunda marca de sucos mais vendida do país, empresa entra no mercado de bebidas funcionais

Fernando Lopes

Publicidade

Vem do Peru o novo ingrediente que será usado pela Natural One para entrar no segmento de bebidas funcionais e ampliar as vendas de sucos verdes. Com o yacon, um tubérculo que é “primo” da batata-doce, a companhia – que se consolidou nos últimos anos como a segunda marca de sucos mais vendida do país, atrás da Del Valle – amplia uma diversificação de portfólio que ganhou força em 2023, com o lançamento de uma linha de leite de aveia, e que deverá colaborar para que seu faturamento continue a crescer cerca de 30% ao ano e supere a marca de R$ 1 bilhão em 2024.

As pesquisas sobre o uso de yacon foram iniciadas há mais de três anos pelo próprio fundador da Natural One, o empresário Ricardo Ermírio de Moraes. A empresa logo assumiu os trabalhos e, após investimentos da ordem de R$ 3 milhões em pesquisas e desenvolvimento, as primeiras bebidas com o ingrediente usado no Peru desde o tempo dos incas serão lançadas esta semana durante a Apas Show, feira de supermercados em São Paulo. O tubérculo será utilizado em um suco verde a base de couve, gengibre, limão e maçã e em outro com menta, gengibre, laranja e maçã.

“Fonte de fibras, o yacon confere doçura às bebidas. Mas seu açúcar não vem da frutose. A fonte é um frutooligosacarídeo [FOS], um tipo de açúcar que o corpo humano praticamente não absorve. Por isso o tubérculo é chamado de ‘batata dos diabéticos””, afirmou Gustavo Siensen, principal executivo de marketing (CMO) da Natural One, ao IM Business. Não havia produção de yacon em escala no Brasil, mas o Grupo Fischer, parceiro da empresa, topou o desafio e passou as produzi-lo em Fraiburgo, em Santa Catarina, onde também cultiva uvas. 

Gustavo Siensen, CMO da Natural One (foto: Divulgação)

Nas bebidas em que será utilizado, o yacon substituirá parte do suco de maçã, usado como fonte de açúcar – também natural, mas vindo da frutose. Será empregada a quantidade mínima prevista para que a bebida possa ser considerada funcional sob os olhos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vantagens do yacon estarão nos rótulos dos sucos verdes em que o ingrediente estiver presente. Os sucos verdes representam entre 7% e 8% das vendas de sucos da Natural One atualmente, e a expectativa é que essa participação dobre. O sabor laranja é o carro-chefe do portfólio, com fatia de 55%.

Segundo Siensen, um ex-executivo da Pepsi que já teve a sua própria marca de sucos, os sabores com yacon deverão chegar aos supermercados entre o fim de junho e o início de julho. Ao mesmo tempo, começarão a ser exportados para Canadá, México e Sudeste Asiático. A produção já começou em Jarinu, no interior paulista, onde estão a sede e a fábrica da Natural One. No futuro não muito distante, a companhia deverá passar a usar o tubérculo, que é considerado um alimento prebiótico, em outros sucos, inclusive a base de laranja.