Publicidade
Após a redução do ritmo de corte da taxa Selic, indicando uma postura mais “dura” (hawkish), por parte do Banco Central, o Ibovespa sente o impacto e recua nesta quinta-feira (9).
Na reta final da sessão, por volta das 16h15, o Ibovespa recuava 0,85%, aos 128.383 pontos, mas no pior momento da sessão chegou a buscar os 127.375 pontos.
Assim, com expectativa de juros elevados, por mais tempo, o investimento em renda variável acaba sofrendo com a maior atratividade da renda fixa, impactando na Bolsa.
Dessa forma, o Ibovespa se afasta, ao menos no curto prazo, da possibilidade de retomada dos 130 mil pontos, que poderia vir acompanhada de um Copom mais “suave” (dowish).
Copom dividido levanta preocupações em membros da equipe econômica de Lula
Fontes da Fazenda e do Planejamento demonstraram receio de uma possível perda de credibilidade da autoridade monetária
Firme no presente, suave no futuro? Decisão sobre Selic abala Bolsa, juro e câmbio
Divisão de votos do BC tem forte repercussão no mercado por trazer importantes indicações sobre 2025
Confuso sobre o que é suporte e o que é resistência? Confira nosso guia sobre análise técnica
Análise técnica Ibovespa
Diante deste cenário, Rodrigo Cohen, analista de investimentos e embaixador da XP Investimentos, destaca que o Ibovespa se aproximou nesta sessão do suporte (linha preta do gráfico abaixo), aos 127.100 pontos.
Continua depois da publicidade
“Próximo ponto de atenção está na média móvel (linha vermelha do gráfico abaixo), que fica nos 126.300″, acrescentou.
Conforme Cohen, se houver a manutenção do movimento baixista, o Ibovespa pode buscar a média móvel dos 200 períodos (linha pontilhada acima), que fica, em torno, dos 123.700 pontos.
“Há espaço para essa queda”, diz ele, ponderando que, ao se olhar para o gráfico, num prazo um pouco maior, se observa “uma lateralidade”, que poderia ser interpretada como uma “figura gráfica de bandeira, altista”.
Continua depois da publicidade
Entretanto, acrescenta ele, analisando a conjuntura atual, haveria pouco espaço, no curto prazo, para essa retomada altista.