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A expressão japonesa “Ganbatte” – que significa “dê o seu melhor” ou “faça o seu melhor” – é largamente usada no país asiático para estimular as pessoas a dedicarem esforço máximo frente a algum desafio. Não por acaso, essa é a base da cultura da Ótica Center, uma das principais franqueadoras brasileiras do setor, que soma 20 lojas no estado de São Paulo.
Com foco na classe C, a empresa desenvolve produtos e soluções que priorizam a rentabilidade da rede: são dois modelos de franquia que englobam metodologia exclusiva de treinamentos, sistema próprio de gestão, crediário e tecnologia de ponta que permeia toda a operação e incentiva a fidelização dos clientes.
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A dedicação pode ser traduzida em números: o faturamento das franqueadas da Ótica Center é cinco vezes maior que a média do setor, enquanto a receita bruta anual média é superior a R$ 3 milhões por unidade.
Dois modelos de franquia
Denominado Smart, o modelo padrão de franquia da Ótica Center contempla lojas com ao menos 80m², que oferecem uma gama completa de serviços – o que inclui laboratório interno de montagem. Com investimento inicial de R$ 421 mil, o faturamento médio mensal bruto é de R$ 300 mil.
Já o modelo Turn tem investimento inicial de R$ 110 mil, e faturamento médio mensal bruto de R$ 180 mil. “Trata-se de uma opção específica para empresários que querem virar a bandeira do negócio. Nesse caso, realizamos a adaptação do layout para aproveitar as estruturas existentes”, diz Kendi. O prazo de retorno de ambas as opções varia de 10 a 18 meses.
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Crediário próprio
Quando o público-alvo de um negócio é a classe C, uma das premissas para o sucesso da empreitada é a oferta de boas opções de parcelamento. Ao oferecer crediário próprio, a Ótica Center crava ticket médio de R$ 700.
A metodologia própria de gestão é outra condição que reflete 100% da taxa de sucesso das franquias. O sistema prevê análises e controle de metas, ao mesmo tempo que demarca de forma pontual todas as rotinas operacionais. “Promovemos apoio ao franqueado desde a escolha do ponto até a integração dos sistemas e a rotina da administração, com o foco sempre em elevar o faturamento”, pontua Kendi.
Satisfação dos clientes
Com liderança em sistemas e um time de Tecnologia da Informação dedicado a melhorar a experiência dos consumidores, a tecnologia é uma importante aliada do negócio. Hoje, o NPS – métrica de satisfação dos clientes – é de 90% em uma escala que vai até 100.
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“Os treinamentos recorrentes dos funcionários são outra frente que reflete na satisfação e fidelização dos clientes”, afirma Kendi.
“Vale lembrar que nós queremos prestar um bom serviço para os nossos clientes. Não queremos apenas um investidor, que não olhe de perto para a qualidade do negócio”, completa.
Variedade de produtos
A Ótica Center promove 500 lançamentos por mês entre as suas sete marcas próprias, que oferecem design, praticidade e preço acessível para o cliente final. Um dos destaques é a ‘Frans’, linha unissex de óculos de sol e grau exclusiva, assinada e divulgada pela apresentadora Ticiane Pinheiro, embaixadora oficial da marca.
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A Swell, por sua vez, é a marca esportiva da Ótica Center. Com armações desenhadas para a prática de atividades físicas, os modelos são emborrachados e confeccionados em aço inoxidável.
Já a Le20 tem estilo direcionado para sustentabilidade socioambiental. A linha promove uma coleção de óculos de sol e grau unissex cujos modelos contam com design exclusivo e o mais puro acetato italiano.
Plano de expansão
Com 20 lojas em atividade no estado São Paulo, e com previsão de inauguração de uma unidade em Piracicaba e uma primeira loja no Nordeste, em Salvador (BA), ambas em maio, a Ótica Center pretende somar 130 franquias até 2029. “Mais que quantidade, a nossa meta é oferecer o melhor serviço do mercado. Não é à toa que somos líderes em todas as regiões em que atuamos”, diz Kendi.
Mais informações sobre as franquias da Ótica Center podem ser acessadas no site.
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