Publicidade
O InfoMoney fez sua estreia na pesquisa FInfluence, que ranqueia influenciadores de finanças nas redes sociais, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) ocupando o primeiro lugar entre as empresas que cobrem o universo financeiro.
O ranking leva em consideração métricas como popularidade, engajamento, comprometimento com postagens, autoridade de assuntos e articulação com o setor. A pesquisa semestral está em sua sexta edição e, nesta segunda-feira (6), foi publicado pela Anbima o relatório referente ao segundo semestre de 2023.
Segundo a metodologia, os influenciadores são separados entre pessoas físicas e empresas. Enquanto o InfoMoney ocupa a primeira posição entre as empresas, Bruno Perini, do perfil “Você Mais Rico”, foi o líder entre as pessoas físicas.
As redes sociais consideradas foram X, Instagram, Facebook e YouTube. Segundo a Anbima, em dezembro de 2023, um grupo de 534 influenciadores de finanças somavam 208 milhões de seguidores – um aumento de 18,1% quando comparado com a primeira metade do ano.
“Os temas relacionados aos mercados financeiro e de capitais têm feito a cada dia mais sucesso nas redes sociais, tanto em publicações quanto em engajamento”, diz o relatório da Anbima. Depois de ter aumentado 19% entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023, a quantidade de postagens com esses assuntos avançou mais 46% no segundo semestre de 2023, chegando a 223 mil.
A categoria de perfis corporativos tem entrado com mais força no radar da Anbima. Atualmente, representa 13,5% do total de influenciadores, mas são os perfis campeões em quantidade de publicações, com 40% do total do segundo semestre de 2023.
Continua depois da publicidade
Novas coberturas
Um novo InfoMoney estreou nessa segunda, com a chegada de uma nova homepage, a página inicial do portal, inspirada no que é o estado da arte do mercado global de jornalismo financeiro. A nova arquitetura favorece uma navegação fluida e intuitiva para os mais de 70 milhões de usuários que acessam o site a cada ano.
Além disso, novas coberturas estão sendo incorporadas, atendendo aos anseios de uma audiência altamente conectada e exigente. O canal IM Business, por exemplo, passa a direcionar esforços para a cobertura de segmentos menos tradicionais da economia, como os negócios do esporte – além daqueles que já estavam desde o início no bojo do projeto, como inovação e agronegócio, por exemplo.
Uma série de novas parcerias estão sendo colocadas em marcha. Em abril, por meio de um acordo com o The New York Times Licensing Group, o InfoMoney passou a publicar reportagens e vídeos sobre negócios produzidos por três dos mais relevantes veículos do segmento no mundo: The New York Times, Harvard Business Review e Fortune.
Continua depois da publicidade
O InfoMoney está presente na vida dos investidores brasileiros por meio de um ecossistema multiplataforma composto de site, newsletters, eventos, comunidades em aplicativos de mensageria e 18 redes sociais. Sua marca é amplamente reconhecida – não por acaso seu canal no WhatsApp Canais tornou-se o maior da imprensa brasileira de economia, investimentos e negócios em menos de dois meses. Atualmente, já são mais de 645 mil inscritos.