Lula se solidariza com Mujica após diagnóstico de câncer: “Farol por mundo melhor”

Aos 88 anos, ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica foi diagnosticado com um tumor no esôfago: "Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis", escreveu Lula nas redes sociais

Fábio Matos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica (Foto: Ricardo Stuckert)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica (Foto: Ricardo Stuckert)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta segunda-feira (29), uma mensagem de solidariedade ao amigo, aliado político e ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 88 anos.

O líder uruguaio, um dos principais nomes da esquerda latino-americana, governou o país entre 2010 e 2015. Depois de deixar a Presidência, ele foi senador, de 2015 a 2018.

Nesta segunda, Mujica revelou ter sido diagnosticado com um tumor no esôfago. Devido à idade avançada e a outras complicações de saúde, o ex-presidente uruguaio terá dificuldades para fazer quimioterapia ou cirurgia. Há mais de 20 anos, Mujica sofre com uma doença autoimune que afeta os rins.

“Ao irmão Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía”, escreveu Lula em seus perfis nas redes sociais.

Em entrevista coletiva, Mujica informou que recebeu o diagnóstico de câncer após realizar exames de rotina na semana passada. O ex-presidente do Uruguai disse, ainda, que seguirá “ativo” e “entretido” com suas plantações de verdura enquanto puder – ele também é agricultor.

“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez, me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, afirmou o uruguaio.

Continua depois da publicidade

Em 2011, já fora da Presidência da República depois de dois mandatos consecutivos (entre 2003 e 2010), Lula também enfrentou um câncer. Ele foi diagnosticado com um tumor na laringe e teve de se submeter a uma série de sessões de quimioterapia que duraram até o ano seguinte. Cerca de um ano após o diagnóstico da doença, novos exames atestam a remissão total do câncer.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”