Publicidade
Uma operação na Bolsa pode durar alguns minutos, horas ou até dias, mas é necessário o conhecimento técnico para operar de forma certeira ao longo de anos. Para otimizar esta jornada, a XP promove o Trade Idea, ferramenta que permite acesso rápido às oportunidades do mercado. O objetivo é facilitar a atuação dos investidores e permitir a possibilidade de ganho de escala nas operações.
“A funcionalidade atende tanto pessoas experientes quanto iniciantes. Para quem está começando, trata-se de uma opção para entender o funcionamento do mercado. Já para os experientes, a ferramenta otimiza tempo de pesquisa do trade e aumenta o leque de possibilidades das operações, que são executadas por um sistema automatizado a partir de recomendações de analistas certificados”, diz Lucas Rabechini, diretor de Produtos Financeiros na XP.
Operações otimizadas
Diante da volatilidade do mercado e desse tipo de operação, que é considerada de alto risco, mesmo um investidor experiente tem de dedicar algumas horas para preparar a estratégia das operações, e depois configurar os parâmetros na plataforma de negociação. “Tem pessoas que preferem buscar dicas dos analistas direto nas salas de troca de informação. Mas até para isso é preciso dedicar de duas a três horas”, afirma Rabechini.
Continua depois da publicidade
Com o Trade Idea, é possível capturar a recomendação dos analistas com quem o investidor se identifica sem a necessidade de empregar tempo para isso. “Além de ser um atalho para quem investe na Bolsa, o serviço se traduz em um caminho para escalar as operações, pois oferece ao cliente a possibilidade de capturar diversas oportunidades ao mesmo tempo”, destaca Giba Coelho, analista na XP.
No app da XP, o investidor pode acessar o ícone da Bolsa, e depois o Trade Idea – que traz, em média, cinco recomendações que são atualizadas diariamente. Uma relação maior de oportunidades fica disponível para os assessores de investimento, que podem destacar algumas possibilidades de acordo com o perfil do cliente, e enviá-las para avaliação. As operações são liberadas somente com a autorização do próprio investidor, via app.
Risco controlado
Ao seguir a recomendação de um analista experiente, o investidor tem a chance de entender, gradativamente, a dinâmica do mercado em geral, e dos ativos, individualmente. Cada operação tem um tipo de risco embutido, e os dados para calculá-lo ficam disponíveis com as calls: o investidor recebe uma lâmina com descrição detalhada da recomendação com todas as informações necessárias.
Continua depois da publicidade
“O risco pode ser avaliado a partir desses parâmetros, que são somados à quantidade de ativos que o investidor escolhe operar. Priorizamos a transparência das informações para facilitar essa avaliação. Também sempre ressaltamos que a análise técnica não é 100% precisa, pois o mercado pode apresentar movimentos inesperados ao longo do pregão que podem impactar o desempenho dos ativos”, diz Coelho.
A duração das operações varia de acordo com a estratégia, com extensão de horas e até dias – no caso do swing trade, módulo de operação que pode durar dias ou semanas. O fechamento acontece quando o ativo alcança o alvo, o stop ou no tempo que o analista entender que é melhor encerrar.
“Os analistas seguem acompanhando as recomendações que sugerem. Então, pode acontecer de a operação ser fechada antecipadamente caso a tendência do gráfico não se concretize”, pontua Coelho. “A nossa meta é sempre entregar o melhor resultado para o investidor”. Ou seja, os especialistas continuam acompanhando a ação em que foi sugerida a compra.
Continua depois da publicidade
O Trade Idea é acessível para investidores com perfil agressivo que desejam investir em Renda Variável com estratégias de curto, médio e longo prazo.
Veja mais informações e tire suas dúvidas sobre a ferramenta acessando o site.