Publicidade
Os papéis da Ultrapar (UGPA3) saltaram 132% nos últimos 12 meses e, de acordo com o Itaú BBA, a alta não deve parar por aí. Em relatório recente publicado pela divisão de análise do banco, a virada observada em 2023 confirmou a visão positiva sobre a resiliência do negócio de distribuição de combustíveis e deve continuar. O BBA recomenda a companhia como outperform (performance acima da média, similar à compra) com preço-alvo estabelecido em R$ 29,00.
As ações da companhia avançam cerca de 1,5% no início da tarde desta sexta-feira, acumulando valorização de 13% no ano. De acordo com o BBA, há 6 bons motivos para seguir apostando na companhia e para acreditar que a trajetória de alta veio para ficar.
Em 2023, a Ultrapar ainda se esforçava para rebater mitos de ineficiência, em especial para a subsidiária Ipiranga, que contaminavam a visão de investidores sobre o negócio da empresa. As iniciativas de mudança de posicionamento e abastecimento da Petrobras permitiram que maiores distribuidores adquirissem mais competitividade, de acordo com o BBA, o que impulsionou os resultados da subsidiária.
Continua depois da publicidade
Os outros nomes do grupo, Ultragaz e Ultracargo, participaram do desempenho de 2023 com crescimentos distintos. O braço de distribuição de gás investiu na estratégia de aumento de eficiência operacional e capilaridade, com concentração no segmento varejista. A iniciativa tem garantido o que o BBA considera “retorno sem precedentes para o negócio”. Já a Ultracargo, através de posicionamento estratégico nos principais hubs logísticos do país, garante presença geográfica em regiões de maior consumo. Assim, a subsidiária tem garantido melhoria consistente nas margens através de expansão da capacidade e de ganhos de eficiência (resultantes, justamente, do posicionamento).
O relatório destaca as 6 razões pelas quais considera a Ultrapar uma empresa de alta qualidade:
- 1- Relacionamento com revendedores
- 2- Rede de postos mais forte
- 3- Aumento de participação de mercado
- 4- Recuperação de margens e retornos
- 5- Operação logística mais eficiente
- 6- Desempenho impressionante de margens da Ultragaz
1- Relacionamento com revendedores
A análise reforça que o relacionamento com revendedores tornou-se mais saudável ao longo do tempo, com aumento de consistência, coerência e transparência por parte da Ultrapar. Além disso, tanto a dinâmica para estratégia de preços em postos de serviços quando o aprimoramento da proposta de valor inerente à imagem da marca foram essenciais para garantir melhores níveis de satisfação junto aos revendedores.
Continua depois da publicidade
De acordo com o BBA, a melhora se traduziu em resultados de Net Promoter Score (NPS, na sigla em inglês; métrica de satisfação) superiores, com crescimento de 14 pontos percentuais no score total da empresa em 2022 (na comparação anual).
2- Rede de postos mais forte
A rede de postos de serviços tornou-se fortalecida mesmo com um número de unidades menor, mas com melhor produtividade. Assim, na gestão da rede Ipiranga, uma das principais iniciativas de 2023 foi justamente o fechamento de mais de 1.300 postos com baixo potencial (desde o começo de 2022). O objetivo, segundo a análise, era proceder com expansão qualificada da rede. A estratégia resultou em maior produtividade por posto, sem comprometimento de volumes totais, que cresceram 6% no terceiro trimestre de 2023 (em comparação com o mesmo período de 2021), destaca o BBA.
3- Aumento de participação de mercado
A rede de postos fortalecida garantiu para a Ipiranga aumento de participação de mercado entre os maiores distribuidores, mesmo com uma quantidade menor de redes de postos de serviço. As preocupações iniciais elencadas pelo Itaú BBA com a redução dos novos de serviço foram dirimidas com a manutenção da parcela do mercado total pela companhia. Historicamente, de acordo com a análise, a estratégia para expansão se resume ao aumento de novos postos para crescimento do mercado e da rede e, por consequência, se traduz em avanço de participação em mercado. Mesmo com iniciativa oposta ao que se tradicionalmente faz, a Ipiranga demonstrou resiliência na estratégia “ao navegar pelo cenário altamente competitivo do setor”, explica o BBA.
Continua depois da publicidade
4- Recuperação de margens e retornos
A lucratividade e reversão de efeitos de decisões ruins do passado foram revertidas nos últimos anos, no processo de retomada da companhia. Os analistas destacam que a companhia apresentou desempenho abaixo da média entre 2018 e 2021, em razão de más decisões de gestão de preços e margens. Contudo, as ações implementadas no processo de retomada, somadas ao bom momento do setor, garantiram melhoria consistente nas margens da Ipiranga, em especial quando comparada aos seus concorrentes. Dentre as principais iniciativas, há o destaque para o processo de inteligência de preços da companhia.
5- Operação logística mais eficiente
Nesse ponto, o BBA destaca que a Ipiranga realizou esforço para desmistificação da noção de que contava com infraestrutura insuficiente e ativos logísticos inadequados. A iniciativa, nessa frente, se pautou na obtenção de eficiência operacional por otimização de processos tanto de execução quanto de planejamento.
6- Desempenho impressionante de margens da Ultragaz
Por fim, o sexto ponto destacado pelo BBA para a aposta na Ultrapar é baseado no desempenho da subsidiária Ultragaz. A empresa vem apresentando impressionante aumento de margens, baseado na combinação entre movimentos setoriais e internos ao longo do caminho. O setor se alterou radicalmente a partir da privatização da Liquigás em 2020, partindo para uma dinâmica mais competitiva e orientada para resultados. Ainda que o contexto explique, em parte, o crescimento das margens da Ultragaz, o desempenho tem mérito próprio também, segundo o BBA. A empresa pôde impulsionar seus números a partir da melhor realização de preços, busca de melhores margens para produtos engarrafados e a granel, além da mudança na composição de vendas na empresa, com apostas em varejistas.