Costa Neto deixa prisão, enquanto coronel alvo da PF é preso ao voltar ao Brasil

Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória a Costa Neto

Reuters

Publicidade

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deixou a carceragem da Polícia Federal na noite de sábado, depois de receber a liberdade provisória do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Valdemar estava preso desde quinta-feira, quando a PF fez busca e apreensão em sua casa e seu escritório, dentro de operação que investiga a tentativa de golpe de estado ocorrida depois das eleições, e encontrou uma arma sem registro e uma pepita de ouro de procedência ilegal, o que levaram à prisão.

Na sexta-feira, depois de audiência de custódia, o ministro havia transformado a prisão do político em preventiva, sem prazo para liberdade, mas pediu manifestação da Procuradoria Geral da República em até 24 horas.

Continua depois da publicidade

Moraes levou em conta, ao conceder a liberdade provisória, a posição do procurador-geral, Paulo Gonet, considerando que Valdemar já estava sob outras medidas cautelares – inclusive a proibição de falar com outros investigados – e não teria condições de interferir mais nas investigações. Além disso, considerou Gonet, o preso não é perigoso e tem mais de 70 anos.

Coronel preso

Foi preso neste domingo o coronel do Exército Bernardo Romão Correa Neto, um dos investigados no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado e alvo da PF.

Correa Neto estava nos Estados Unidos quando saiu a determinação da sua prisão e se entregou a autoridades norte-americanas. Ele chegou ao Brasil durante a madrugada e foi recebido por policiais federais. A audiência de custódia aconteceu na manhã deste domingo e o militar permaneceu preso, segundo o STF.

Continua depois da publicidade

Ainda estão presos outros três investigados na operação: Filipe Martins, ex-assessor especial do ex-presidente Jair Bolsonaro, Marcelo Câmara, coronel do Exército e ajudante de ordens do ex-presidente, e Rafael Martins, tenente-coronel do Exército.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS