CVM prepara software para cruzar informações de empresas com dados de redes sociais

Segundo Nascimento, autarquia está se modernizando porque maior parte dos influenciadores oferece boas informações

Renata de Carvalho

João Pedro Nascimento (Foto: Divulgação/CVM)
João Pedro Nascimento (Foto: Divulgação/CVM)

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A rápida disseminação de informação nas redes sociais pode ser difícil de regular, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve ter em breve um novo aliado para acompanhar o que circula pela internet.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (25) pelo presidente da CVM, João Pedro Nascimento. Segundo ele, a autarquia prepara um software que utiliza a inteligência artificial para cruzar as informações que são divulgadas pelas próprias companhias com aquelas que circulam pelas redes sociais.

“A CVM está indo em direção à modernização porque acredita que influenciadores podem ser importantes. A maior parte presta um ‘serviço de boas informações’ ao mercado “, reconheceu, durante o painel do Smart Summit 2024, evento que conta com a cobertura especial do InfoMoney.

Segundo ele, é preciso olhar os influenciadores de dois ângulos. Primeiro, diz, eles estão “invadindo” alguns mercados regulados, como o dos analistas. “Quando falamos em regularizar a figura dos influenciadores digitais é de aproximar de algum agente regulado e o que mais se aproxima é o dos analistas”, ponderou.

Já o segundo ângulo envolve o cuidado quando o influenciador digital tem alguma ligação com um agente de mercado, com alguma casa, por exemplo, lembrou o presidente da CVM.

“Uma das preocupações é o efeito front running, que é quando ele sabe de alguma coisa, faz uma operação primeiro, e aí vem o efeito manada por meio dos influenciadores digitais”, observou Nascimento.

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Com 5% dos investidores individuais do Brasil cadastrados, o CEO da InvestSmart, Samyr Castro, também reforçou a importância de monitorar a atividade de influenciadores. Segundo pesquisa realizada pela B3, 70% dos investidores que chegaram ao mercado de 2021 para cá foram atraídos pelas novas mídias. “O influenciador, através das redes sociais, está presente e atrai investidores para o mercado”, disse Castro.