Black Friday: 5 orientações para aproveitar

 

Reinaldo Domingos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Nesta sexta (24), muitas empresas praticam excelentes descontos em seus produtos e serviços. Por isso a Black Friday é uma excelente oportunidade para fazer compras planejadas com economia.

Veja orientações para aproveitar:

1-    Tenha um planejamento

Para não se endividar e comprometer o orçamento dos próximos meses, faça um planejamento na ponta do lápis. Descreva o que pretende comprar, qual o valor e a melhor forma de pagamento.

Continua depois da publicidade

2-    Pesquise em diferentes lojas

Não se limite a apenas uma loja, pesquise em pelo menos três. É importante fazer isso em qualquer compra, mas na Black Friday é imprescindível, pois as empresas podem praticar descontos agressivos.

3-    Veja se o desconto é real

Se ainda não fez, nos últimos dias antes da Black Friday pesquise preços do que pretende comprar. Anote, tire fotos ou “prints” da tela. Assim, na hora da compra saberá se o desconto anunciado é real.

4-    Prefira lojas de confiança

Prefira comprar nas lojas em que confia e conhece a qualidade dos produtos e serviços. Se for pagar online, tenha cuidado para não cair em fraudes: opte pelos sites confiáveis.

Continua depois da publicidade

5-    Confira antes de pagar

Quando for pagar a compra, confira se estão sendo cobrados os valores anunciados. Por ser uma ocasião esporádica, pode ser que os preços promocionais não estejam atualizados nos sistemas das lojas.

Autor avatar
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.