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Não tentando criar a 3º guerra mundial sobre se ele (Tostines) é “biscoito” ou “bolacha”, mas sua ideia central que pode explicar um pouco mais a derrocada do setor automotivo.
Um dos fatores que indicam a queda nas vendas de carros é a diminuição na oferta de crédito (ou será que a diminuição na oferta de crédito foi motivada pela queda nas vendas?). O fator crédito é que impulsiona a venda de carro novo e usado. E, no momento em que os bancos decidiram dar um “breque” no crédito, o negócio foi lá para o beleléu…
Na média dos últimos seis anos, basicamente 61% de todos os carros novos vendidos foram financiados (independentemente se foi um CDC; Leasing ou Consórcio).
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Isso mostra a dependência do crédito. Ao longo destes quase 6 anos, as vendas de carros e crédito tiveram essa dinâmica:
MÉDIA MENSAL – VEÍCULOS NOVOS |
|||
ANO |
FINANCIAMENTO |
VENDAS |
PARTICIPAÇÃO% |
2011 |
176.479 |
284.869 |
62,0% |
2012 |
187.468 |
302.677 |
61,9% |
2013 |
188.972 |
297.762 |
63,5% |
2014 |
170.123 |
278.615 |
61,1% |
2015 |
120.192 |
206.137 |
58,3% |
2016 |
88.457 |
162.974 |
54,3% |
Onde as variações percentuais tiveram essa dinâmica:
VARIAÇÃO PERCENTUAL |
||
PERÍODO |
FINANCIAMENTO |
VENDAS |
12 / 11 |
6,23% |
6,25% |
13 / 12 |
0,80% |
-1,62% |
14 / 15 |
-9,97% |
-6,43% |
15 / 14 |
-29,35% |
-26,01% |
16 / 15 |
-26,40% |
-20,94% |
16 / 11 |
-49,88% |
-42,79% |
E aqui entra o nosso dilema de tostines! Foi o crédito que fez as vendas de carros naufragarem ou o crédito despencou por causa das vendas de carros?
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Logicamente que, como o meu tico e teco ainda funcionam, o que coloquei aqui em cima não explica nada, e a dúvida continua! Apenas que existe uma correlação forte (R²) entre esses dois tópicos. Mas aqui, caro leitor, digníssima leitora, entram algumas explicações adicionais.
Quando a gente percebe quem foi o agente financiador desses veículos, é que a porca torce o rabo!
O que fizemos? Uma divisão simples: separei em dois grandes blocos. De um lado, apenas os agentes financeiros ligados a alguma montadora como, por exemplo: Banco VW e Banco GMAC, e, do outro lado, o resto. Por exemplo: Banco Bradesco; BB e por aí vai…
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Não desmerecendo os bancos de montadoras, mas eles não são assim um “BANCO”… são “tipo um banco assim”…
O banco de montadora tem como conceito básico, e primordial, ser um braço financeiro da sua montadora. Seja dando linhas de Floor Plan ou financiando veículos, por exemplo.
E o que nós tínhamos em 2011? Bom, os bancos de montadoras, que são “tipo um banco assim”, realizaram apenas 18% de todos os contratos de financiamento. Já os bancos com “B MAIÚSCULO” financiaram os outros 82%. E como estamos hoje em dia? Bem, a conta inverteu! Os financiamentos dos bancos de montadoras bateram a casa de 63% contra 37% dos “bancos de varejo”.
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Eles, bancos de montadoras, estão trabalhando a toda! Já os bancos de varejo, realmente “quase saíram do mercado”.
Outro aspecto que complementa a tese de que os bancos de varejo “desaceleraram”, foi o que aconteceu com o mercado de carros usados. São poucos bancos de montadoras que atuam nesse nicho de mercado.
Quando a gente faz o mesmo raciocínio com o mercado de veículos usados, temos:
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MÉDIA MENSAL – VEÍCULOS USADOS |
|||
ANO |
FINANCIAMENTO |
VENDAS |
PARTICIPAÇÃO % |
2011 |
282.607 |
738.579 |
38,3% |
2012 |
253.438 |
750.958 |
33,7% |
2013 |
245.647 |
786.187 |
31,2% |
2014 |
247.167 |
837.609 |
29,5% |
2015 |
227.466 |
832.309 |
27,3% |
2016 |
215.985 |
808.906 |
26,7% |
Sendo que as variações percentuais tiveram essa dinâmica:
VARIAÇÃO NAS VENDAS |
||
PERÍODO |
FINANCIAMENTO |
VENDAS |
12 / 11 |
-10,32% |
1,68% |
13 / 12 |
-3,07% |
4,69% |
14 / 15 |
0,62% |
6,54% |
15 / 14 |
-7,97% |
-0,63% |
16 / 15 |
-5,05% |
-2,81% |
16 / 11 |
-23,57% |
9,52% |
Podemos perceber que o mercado de carros usados é marginalizado onde – atualmente – apenas 25% dos carros são financiados. E como vocês podem notar na tabela acima, se compararmos 2016 sobre 2011, as vendas cresceram quase 10%, enquanto o volume financiado caiu 24%.
Neste caso, conseguimos decifrar o nosso “segredo de tostines”. O mercado está uma “caca”, mas os bancos parando de emprestar dinheiro, piorou tudo!
Aqui, um ponto interessante, que tende a ajudar na recuperação do setor, seria se houvesse por parte dos agentes financeiros mais linhas de créditos para veículos usados. Atualmente, 8 em cada 10 carros vendidos são usados, e apenas 2 são financiados; os outros seis são vendidos à vista. No caso dos 2 carros novos vendidos, um é financiado e o outro é vendido a vista.
Nós chegamos a conversar com algumas pessoas dos bancos de varejo, questionando sobre essa diminuição na oferta de crédito, e a resposta que tivemos deles foi mais ou menos que:
“Emprestar dinheiro para pobre é pedir esmola duas vezes”.
A linha de crédito deles foi direcionada para produtos de menor risco, como o consignado e para o imobiliário (já que o imóvel “não some” como o carro).