Índice Zew de sentimento econômico volta a melhorar em dezembro na zona do euro e na Alemanha

Indicador atingiu 23,0 pontos na área da moeda comum, uma subida de 9,2 pontos em relação ao dado de novembro

Roberto de Lira

Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)
Bandeira da União Europeia (Foto: Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O sentimento dos especialistas do mercado financeiro sobre o desenvolvimento econômico apresentou nova melhora em dezembro tanto na zona do euro como na Alemanha, segundo dados do instituto Zew divulgados nesta terça-feira (12).

O indicador atingiu 23,0 pontos na área da moeda comum, uma subida de 9,2 pontos em relação ao dado de novembro. No entanto, a índice que mede o sentimento com a situação atual diminuiu marginalmente (0,9 ponto) no mês, para uma leitura de -62,7 pontos.

O Indicador Zew de sentimento econômico específico da Alemanha também teve um ligeiro aumento em dezembro de 2023, para 12,8 pontos, ou 3,0 pontos acima do valor do mês anterior. A avaliação da situação econômica correte na Alemanha também teve uma pequena melhora, subindo 2,7 pontos, para -77,1 pontos.

O presidente do Zew, Achim Wambach, comentou em nota que, a apesar da atual crise nos orçamentos, a avaliação da situação e as expectativas econômicas para a Alemanha têm mostrado ligeira melhora. “Isto deve-se ao facto de a percentagem de inquiridos que esperam cortes nas taxas de juro por parte do BCE no médio prazo ter duplicado”, explicou.

Segundo ele, isso é uma boa notícia para a indústria da construção alemã, para a qual foi observada uma expectativa significativamente mais otimista este mês. “Da mesma forma, a percentagem de inquiridos que espera que as taxas de inflação caiam ainda diminuindo”, alertou.