Sentimento econômico na zona do euro tem ligeira melhora em novembro

Segundo a Comissão Europeia, indicador subiu 0,3 ponto na área da moeda comum, para 93,8 pontos; confiança do consumidor também melhorou

Roberto de Lira

Publicidade

O clima econômico se recuperou ligeiramente em novembro tanto na zona do euro como na União Europeia. O Indicador de Sentimento Económico (ESI, na sigla em inglês) subiu 0,3 ponto na área da moeda comum, para 93,8 pontos, e cresceu 0,5 pontos no bloco econômico como um todo, para 93,7 pontos, informou nesta quarta-feira a Comissão Europeia.

O Indicador de Expectativas de Emprego (EEI), ao contrário, diminuiu moderadamente em ambas as áreas – -0,5 ponto na UE, para 101,8 e -0,7 ponto na área do euro, pra 102,1 pontos.

Segundo a Comissão Europeia, a confiança na indústria, no comércio varejista e nos serviços manteve-se praticamente inalterada entre outubro e novembro.

Já a confiança dos consumidores aumentou 1,1 ponto no mês, para -16,9 pontos, graças à melhoria das avaliações dos consumidores sobre a evolução da situação financeira passada e futura dos seus agregados familiares, bem como da situação econômica geral no seu país. As intenções dos consumidores de realizar grandes compras, pelo contrário, pioraram ligeiramente.

Entre as maiores economias da UE, o indicador de sentimento econômico melhorou na Holanda (+2,9 pontos), França (+2,0 pontos) e Polônia (+1,7 ponto), enquanto diminuiu na Espanha (-1,5 ponto) e, em menor grau, na Alemanha (-0,5 ponto) e na Itália (-0,3 ponto).