Conteúdo editorial apoiado por

Datagro e XP criam “Rock in Rio do agro” em São Paulo

Empresas vão levar ao Allianz Park expositores agropecuários, shows, tecnologia e gastronomia, aproximando o campo da cidade

Alexandre Inacio

Publicidade

A consultoria Datagro e a XP uniram forças para aproximar o campo da cidade. A partir de 2024, o tradicional Global Agribusiness Forum (GAF) vai expandir sua área de atuação e terá entretenimento, gastronomia e tecnologia.

No ano que vem, o GAF vai incorporar mais três letras “F” à sua sigla, por causa das novas verticais agregadas: “feira”, “festival” e “food”. O novo GAFFFF almeja se transformar no maior evento do agronegócio mundial, tendo Rock in Rio e o SXSW como referências.

Da esquerda para a direita: Luiz Felipe Nastari (Datagro), Lisandro Lopez (XP), Pedro Freitas (XP) e Guilherme Nastari (Datagro)

Para viabilizar o projeto, a Datagro buscou o apoio da XP Inc. O grupo financeiro fechou um contrato de cinco anos para ser o principal patrocinador do evento, com um investimento de R$ 7 milhões no primeiro ano de realização.

Além da XP Inc., os organizadores do evento anunciaram como uma das patrocinadoras a CropLife, entidade que reúne empresas de sementes, defensivos químicos e biotecnologia. Apenas em patrocínios, o evento deverá arrecadar R$ 52,23 milhões com as cotas disponíveis.

Realizado pela Datagro desde 2012, o GAF ganhou relevância na agenda do agronegócio apostando no conteúdo. Pelos seus palcos já passaram nomes como Al Gore e Lawrence Summers, além de ministros brasileiros e de dezenas de países.

Para tornar o novo modelo viável, o evento terá mudanças significativas. A primeira delas é o local. O novo GAFFFF deixará as tradicionais salas de hotéis para preencher corredores, restaurantes, camarotes, arquibancadas e o campo do Allianz Parque, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Durante o dia, o estádio do Palmeiras terá seu anel inferior ocupado por uma feira setorial por onde devem passar 12 mil pessoas. Os mais de 60 expositores apresentarão equipamentos e tecnologias agrícolas ao público. São esperadas 35 universidades com cursos ligados ao agronegócio, e também 50 agtechs com produtos e serviços voltados ao setor.

Um food park será instalado no campo de futebol, apresentando comidas com temas específicos, representando diferentes culturas do agronegócio e do país. Chefes nacionais e internacionais farão a ponte do setor produtivo com a comida.

No início da noite, a feira cederá espaço para o festival de música country e sertaneja. Outras 15 mil pessoas deverão ocupar as arquibancadas.

Continua depois da publicidade

“O agronegócio não é apenas chapéu e botina. Precisávamos trazer o agro para dentro da cidade e estar ainda mais próximos da sociedade para que ela entenda melhor e participe mais”, disse Plínio Nastari, fundador da Datagro.

Segundo a XP, a parceria é um dos caminhos para que a instituição se aproxime ainda mais do agronegócio e expanda sua atuação em eventos. O banco realiza há 13 anos a Expert, um dos maiores eventos do mercado financeiro mundial, e tinha planos de realizar outras Experts em setores diferentes e com possibilidade de ganhar escala global.

“A Expert se transformou na maior feira de investimentos do mundo. Agora, queremos transformar o GAFFFF no maior evento agro do mundo”, afirmou Guilherme Benchimol, fundador e presidente-executivo do conselho de administração da XP Inc.

Continua depois da publicidade

A primeira edição da GAFFFF no novo modelo acontecerá nos dias 27 e 28 de junho de 2024. Nomes como Al Gore, Hillary Clinton, Angela Merkel e Elon Musk estão entre os cotados para palestrar. Na área de entretenimento, artistas nacionais e internacionais do country e sertanejo estão sendo consultados sobre a disponibilidade de agenda.

Tópicos relacionados