Publicidade
O tempo passa rápido e já estamos há quase dois anos na condução do Stock Pickers, principal podcast de mercado financeiro no Brasil. A cada episódio que fazemos, me preocupo menos com o que os convidados e convidadas dizem sobre suas posições e investimentos, foco nas nuances, na mentalidade.
No último, tivemos um experimento curioso. Eu passei mais de três anos da minha vida no time de research da XP, na célula de estratégia, junto com os convidados que recebemos: Fernando Ferreira, estrategista-chefe da casa e líder do research, e Jennie Li, vice-presidente da área e estrategista de ações.
Algumas noites “varadas” ao atualizar modelos com a Jennie, quantos conselhos já não recebi do Ferreira. Porém, é curioso “estar do outro lado da mesa” e ter uma análise mais fria de como eles pensam.
Continua depois da publicidade
Desde o ano passado, sinto que o mercado está cada vez mais preocupado com o curto prazo. As leituras de horizontes mais longos são cada vez mais raras.
Ferreira e Jennie formam uma dupla “menos usual” na nossa bancada: ambos são do “sell-side”, analistas por definição, que não possuem cota, mas sim opinião. Diferentemente dos times de gestão de fundos que usualmente são recebidos por nós nos episódios.
Muitos se apoiam nesse fator para criticar a profissão, eu vi essa leitura por outro ângulo. Assim como os gestores, eles também são pagos para mudar de opinião, mas a visão sobre ativos financeiros e oportunidades por parte deles parecia fugir de parte dos ruídos, dos exageros que o mercado costuma operar.
Continua depois da publicidade
Foi com essa “tranquilidade” que conversamos sobre vários pontos que tínhamos curiosidade. Quebramos a conversa em grandes tópicos e a síntese final foi: compre títulos públicos americanos com vencimentos mais curtos, fique longe da Bolsa americana, aproveite as oportunidades de boas ações descontadas no Brasil – e isso vale para fundos imobiliários e títulos públicos brasileiros.
Ah, e sabe a China que tanto assustava? Empresas de alta qualidade, parte delas em segmentos de tecnologia, diferentemente da situação das companhias americanas, estão muito descontadas e podem guardar oportunidades.
A conversa durou pouco mais de 1 hora e meia, vale a pena conferir o resultado.
Continua depois da publicidade
Leia também: