Preços no atacado na Alemanha mostram queda anual de 4,1% em setembro

Preços do petróleo subiram 2,9% no atacado em setembro ante agosto, mas ficaram 19,8% mais baixos que os observados um ano antes

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)
Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

Os preços de venda no comércio atacadista da Alemanha subiram 0,2% em setembro, mas ainda ficaram 4,1% abaixo dos verificados no mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira (16) o Destatis, o serviço federal de estatísticas. A queda na comparação anualizada foi a maior desde maio de 2020.

Assim como nos meses anteriores, essa retração deve-se principalmente a um efeito de base originado pelos grandes aumentos de preços em 2022, logo após o início da guerra na Ucrânia.

Os preços do petróleo subiram 2,9% no atacado em setembro ante agosto, mas ficaram 19,8% mais baixos que os observados um ano antes, sendo assim os maiores responsáveis pela queda no índice geral anualizado.

Continua depois da publicidade

Também foram registrados preços mais baixos no comércio atacadista de resíduos e sucata (-22,7%), grãos, tabaco em bruto, sementes e rações animais (-21,9%), produtos químicos (-20,8%), e metais e minérios metálicos (-14,9%).

Em contrapartida, as frutas e legumes (+19,7%) e os produtos de açúcar, confeitaria e panificação (+13,4%) ficaram mais caros do que em setembro de 2022. Os preços dos animais vivos (+10,5%) e das bebidas (+8,4%) também ficaram mais elevados do que no ano anterior.