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Microsoft conclui compra da Activision, dona do Candy Crush, por US$ 69 bi

Em meio a um embate com reguladores, negócio demorou quase dois anos para ser concluído

Bloomberg

The Microsoft logo on a smartphone arranged in the Brooklyn borough of New York, US, on Monday, May 16, 2023. Microsoft Corp.'s $69 billion takeover of Activision Blizzard Inc. won European Union approval, putting the bloc at odds with its UK and US counterparts. Photographer: Gabby Jones/Bloomberg
The Microsoft logo on a smartphone arranged in the Brooklyn borough of New York, US, on Monday, May 16, 2023. Microsoft Corp.'s $69 billion takeover of Activision Blizzard Inc. won European Union approval, putting the bloc at odds with its UK and US counterparts. Photographer: Gabby Jones/Bloomberg

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(Bloomberg) – A Microsoft (MSFT) disse que concluiu a compra da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões depois de uma briga de quase dois anos com reguladores globais que ameaçou anular o acordo.

A maior aquisição de todos os tempos na indústria de videogames dá à fabricante de consoles Xbox uma posição mais relevante contra os rivais, saltando-a do quinto para o terceiro lugar globalmente, atrás da Tencent Holdings e Sony. A aquisição é uma reviravolta impressionante após os executivos da Microsoft substimarem a magnitude e duração das objeções antitrust, forçando a gigante de software a buscar uma prorrogação de três meses para o período de experição do acordo com a Activision.

A Microsoft conseguiu fechar depois de fazer alterações em seu acordo de fusão para conquistar as autoridades do Reino Unido. A Comissão Federal de Comércio dos EUA, que perdeu uma tentativa de bloquear a transação em tribunal, continua a tentar ações legais na sua própria audiência administrativa. Isso ainda poderia forçar as duas empresas a rescindir o acordo se a comissão for bem-sucedida.

A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido anunciou na sexta-feira que aprovou o acordo depois de aceitar um plano de reestruturação envolvendo a venda de alguns direitos de jogos para a editora francesa Ubisoft Entertainment. O regulador estava preocupado em preservar a concorrência no mercado nascente de jogos transmitidos pela nuvem.

Candy Crush

O trabalho do chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, pode ser ainda mais desafiador. O acordo fornece a Spencer a base para um plano de impulsionar o lento negócio de jogos para dispositivos móveis da empresa. Entre os títulos da Activision está o universalmente popular Candy Crush e seus derivados. No entanto, o atraso significa que a Microsoft ficou ainda mais para trás nesse espaço, em meio a uma contração no setor supersaturado.

A empresa continua em impasse com a Apple em relação ao acesso à sua loja de aplicativos. Em 2020, o presidente da Microsoft, Brad Smith, criticou os termos da Apple, que incluem um corte de 30% na receita dos desenvolvedores e restrições aos jogos em nuvem. Depois que a Epic Games, fabricante do Fortnite, processou a Apple alegando práticas anticompetitivas, parecia que o jardim murado da empresa poderia finalmente abrir. No entanto, a Epic tem lutado para obter vitórias no tribunal. E a App Store da Apple ainda é inóspita para o serviço de jogos em nuvem da Microsoft, em que os usuários do iOS precisam acessar o jogo por meio de um navegador móvel.

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Outras partes do cenário dos jogos mudaram desde que o acordo com a Activision foi anunciado pela primeira vez, em janeiro de 2022. O metaverso, um mundo online persistente onde os consumidores jogariam e fariam compras, não se revelou uma oportunidade comercial tão grande como muitos acreditavam. Esse negócio foi identificado como um fator-chave para a aquisição quando foi anunciada.

Os atrasos também significaram que a Microsoft só agora pode iniciar o processo de reformulação da cultura da Activision. Embora a Microsoft tenha tradicionalmente adotado uma abordagem indiferente aos estúdios de jogos que adquire, desta vez ela pode estar mais envolvida. Os fãs muitas vezes reclamaram de algumas decisões de negócios da Activision, como lotar o mercado com os lançamentos Pro Skater e Guitar Hero de Tony Hawk, acabaram barateando as franquias. Os fãs também disseram que a série StarCraft carece de recursos porque ganha menos dinheiro do que outros jogos.

Concorrência

O CEO da Activision, Bobby Kotick, recebeu críticas por lidar com reclamações de assédio na empresa. Em 2021, o Departamento de Direitos Civis da Califórnia processou a Activision por promover uma cultura de “garotos da fraternidade”. Desde então, a empresa nomeou um responsável para supervisionar a diversidade, a equidade e a inclusão, nomeou um chefe de design de jogos inclusivos e divulgou um relatório sobre o progresso da empresa em questões relacionadas ao local de trabalho.

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A Microsoft também prometeu permanecer neutra em relação à sindicalização dos funcionários, depois que a Activision desafiou os esforços de organização. Em janeiro, trabalhadores da unidade de videogame ZeniMax da Microsoft juntaram-se ao Communications Workers of America. A Microsoft reconheceu o sindicato imediatamente.

O acordo enfrentou forte oposição da Sony, fabricante de consoles PlayStation. O chefe de videogames da empresa, Jim Ryan, sugeriu que a Microsoft poderia prejudicar os concorrentes vendendo-lhes uma versão nada adequada de seu popular jogo de tiro Call of Duty. Em julho, a Microsoft e a Sony assinaram um acordo de dez anos que manteria as futuras entradas do Call of Duty nos consoles PlayStation. Ryan disse à equipe, no final de setembro, que se aposentaria da Sony em março.

Os reguladores do Reino Unido já haviam vetado o acordo, dizendo que poderia resultar em preços mais elevados, menos opções e menos inovação para os jogadores. O novo acordo significa que a Microsoft não pode limitar o acesso ao conteúdo principal da Activision ao seu próprio serviço de jogos em nuvem ou negar esses jogos aos rivais, disse o regulador.

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Fundada em 1979, a Activision abriga algumas das franquias de jogos mais populares do mundo, incluindo Overwatch, World of Warcraft e Crash Bandicoot. Somente Call of Duty vendeu mais de 425 milhões de unidades e gerou mais de US$ 30 bilhões em receitas antes da edição mais recente, no ano passado.