Publicidade
A ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Banco Central dos Estados Unidos, mostrou que a maioria de seus participantes vê como “altamente incerta” a trajetória futura da economia do país. Ainda que no encontro de setembro os juros americanos tenham sido mantidos entre 5,25% e 5,5%, maior patamar em 23 anos, 12 dos 19 membros do comitê indicaram a necessidade de retomada do ciclo de aperto para mais um ajuste até o final do ano.
O documento, divulgado nesta quarta-feira (11), diz que as incertezas vem das dificuldades em estimar o estado dos mercados financeiros, potenciais choques no preço do petróleo e o impacto de greves sindicais. O Fed também observou volatilidade nos indicadores econômicos, o que traz dificuldade para uma avaliação precisa da economia.
Leia mais:
- Dirigente do Fed vê juro em níveis ‘suficientemente restritivos’ para inflação alcançar meta
- Fed: juros podem subir mais, visto que inflação está bem acima da meta, diz Michelle Bowman
Esse conjunto de fatores, segundo a ata, foi motivo para que o Comitê adotasse uma postura mais cautelosa sobre a extensão da política de aperto monetário. Por um lado, os participantes da reunião notaram que a força das commodities e do mercado imobiliário podem levar a uma inflação mais alta. Por outro, reconheceram que uma desaceleração no crescimento global e as recentes greves nos Estados Unidos podem arrefecer o avanço da economia e de empregos.
No entanto, os formuladores de política econômica, percebem a economia americana como estável. Apesar da elevação dos juros ao longo dos últimos 19 meses, o desemprego continua baixo, enquanto a inflação recuou em relação ao pico alcançado em meados de 2022.
Ao vivo: acompanhe a Bolsa em tempo real
Há consenso entro membros do Fomc de que ainda há trabalha a ser feito. Afinal, a inflação do país segue bem acima da meta. Mas existe uma preocupação de que novas altas de juros possam desaquecer a atividade e levar a uma onda de demissões, por exemplo.
Continua depois da publicidade
A mais recente reunião do Fed foi realizada entre os dias 19 e 20 do mês passado. O próximo encontro será nos dias 31 de abril e 1º de novembro. O monitor de juros do CME Group aponta que 91,4% do mercado acredita que a taxa será novamente mantida, na penúltima reunião do Fomc em 2023.