Voos deixam o Santos Dumont em direção ao Galeão: quais são os direitos do consumidor nessa mudança?

Passageiros com voos alterados devem ser avisados com antecedência

Equipe InfoMoney

Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio
Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio

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Desde o último domingo (2) teve início o processo de redução de voos no Aeroporto Santos Dumont (SDU), no centro do Rio, para ampliar pousos e decolagens no Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital fluminense.

A medida faz parte da política pública definida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, que estabeleceu um limite máximo de dez milhões de passageiros no terminal do SDU no ano de 2023.

Apesar da alteração já em vigor, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou em nota, ao InfoMoney, que os direitos dos passageiros devem ser respeitados, especialmente em relação às alterações de voos.

No caso de passageiros que tiverem voos comprados com destino e/ou saída do Santos Dumont e o voo precisar ser remanejado por conta das novas regras, as companhias aéreas devem seguir as disposições da Resolução nº 400/2016.

A Anac ressalta, ainda, que a reacomodação é gratuita e deve ocorrer na primeira oportunidade, ou seja, em um novo voo cuja data e horário sejam mais próximos do voo alterado. Se essa alternativa não for conveniente para o passageiro, ele pode optar por um outro voo, em data e horário de sua conveniência, porém, somente da própria empresa aérea e dentro do prazo de validade restante da passagem.

Caso seja constatado descumprimento das regras estabelecidas ou a solução de problemas, a partir do contato com a empresa aérea for insatisfatória, é recomendado registrar reclamações na plataforma Consumidor.gov.br.

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O InfoMoney também entrou em contato com o Ministério de Portos e Aeroportos que afirmou, em nota, que para questões que envolvem o consumidor a Anac é a responsável por esclarecer dúvidas.

Frequência de voos vai cair gradualmente

De acordo com a resolução, as operações no Santos Dumont devem ser planejadas, a partir das novas diretrizes, observando a distância máxima de 400 quilômetros de seu destino ou origem, em aeroportos de voos domésticos.

Essa determinação deve ser adotada, a partir de 2 de janeiro de 2024, para permitir a adequação da malha por parte das empresas aéreas, minimizando, assim, o impacto sobre os passageiros.

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De acordo com a Anac, em setembro, o Santos Dumont registrou 5.028 frequências de voos (decolagens). Para outubro, são projetadas 3.939 frequências. Para novembro, 3.548. E, para dezembro, 3.628.

Em contrapartida, o Aeroporto Internacional do Galeão terá um aumento de frequências de voos e operará para novos destinos. Em setembro, o Galeão teve 1.902 frequências. Em outubro, projetam-se 2.443 frequências. Para novembro, 2.749. E, para dezembro, 2.976.

As autoridades do Rio pressionam o governo federal por uma solução que viabilize a operação do Galeão e consolide-o como ponto de partida e chegada direta do exterior, o que há alguns anos vem sendo desviado para São Paulo e Minas Gerais.

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