Santo Antônio Energia, da Eletrobras (ELET3), interrompe operação de hidrelétrica no rio Madeira por baixo nível de vazão

A companhia afirmou que a paralisação não afetará sistema elétrico, uma vez mantidos os "limites operativos das unidades geradoras"

Camille Bocanegra

Publicidade

A Santo Antônio Energia interrompeu operação da Hidrelétrica Santo Antônio no rio Madeira em razão dos baixos níveis de vazão registrados atualmente. O volume encontra-se 50% menor que a média histórica e motivou a companhia a suspender a operação.

“Esta medida visa atender os limites operativos das unidades geradoras da usina, definidos na fase de projeto junto aos fabricantes e de acordo com a configuração da usina aprovada pelo Poder Concedente, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura dos equipamentos”, diz a companhia em comunicado ao mercado.

A medida não geraria impacto negativo, desde que as condições sistêmicas de outros agentes fosse mantida. A companhia esclarece que mesmo se tratando de usina com muita relevância para o sistema elétrico, a paralisação pode ser realizada se os limites operativos de unidades geradoras sejam atingidos.

Nos períodos de baixas vazões, a hidrelétrica já costuma operar com geração reduzida.

A concessionária Santo Antônio Energia disse ainda que o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no vertedouro principal da usina, e que as receitas dos contratos de venda não serão impactadas durante este período de restrição hídrica.

Uma das maiores hidrelétricas do país, Santo Antônio possui 3.568 megawatts (MW) de potência e é controlada pela Eletrobras (ELET3;ELET6).