Publicidade
(Bloomberg) – A decisão da Rússia de proibir as exportações de diesel — e gasolina — corre o risco de interromper o fornecimento de combustível para alguns países antes do inverno, mas a profundidade do impacto depende de quanto tempo essa medida durar.
O país embarcou mais de um milhão de barris por dia de combustível do tipo diesel até agora este ano, tornando-se por pouco o maior exportador marítimo do mundo, de acordo com dados da Vortexa. Trata-se de uma enorme quantidade de oferta que o mercado pode perder num curto espaço de tempo – aproximadamente o suficiente para satisfazer toda a demanda da Alemanha.
A perda de oferta e qualquer subsequente aumento de preços não serão importantes apenas para os comerciantes de petróleo e caminhoneiros. O combustível do tipo diesel também é utilizado em navios e trens, bem como nos setores agrícola, industrial e de construção. Em suma, alimenta vastas áreas da economia global.
“Tudo se resume à duração [da interrupção das exportações]”, disse Eugene Lindell, chefe de análise de produtos refinados da consultoria FGE.
A Rússia diz que instituiu a proibição temporária para atenuar o aumento dos preços dos combustíveis internamente, mas absorver todos esses barris a nível interno pode ser um desafio. Alguns podem ir para o armazenamento, e a situação limite também será acelerada por muitas refinarias em obras de manutenção.
Leia também:
Continua depois da publicidade
Mas em algum momento o país terá de retomar as exportações ou reduzir a produção das refinarias. E a última opção levaria a um risco de uma escassez doméstica de gasolina.
“Mesmo que a proibição seja indefinida, não esperamos que dure muito”, disse Koen Wessels, analista de produtos petrolíferos da consultoria Energy Aspects.
Continua depois da publicidade
Reação do mercado
Embora a perda inesperada de oferta tenha impulsionado os preços no mercado de diesel, as medidas foram relativamente tardias para um evento tão importante, sugerindo algum ceticismo entre os comerciantes de diesel sobre o seu impacto no mundo real.
No noroeste da Europa, o prêmio dos futuros de referência do diesel em relação ao petróleo bruto, conhecido como crack ICE Gasoil, aumentou em resposta à proibição, ultrapassando temporariamente os US$ 37 por barril e atingindo a máxima dos últimos cinco dias, de acordo com dados de valor justo compilados pela Bloomberg.
Continua depois da publicidade
Os futuros para entrega em outubro também subiram em relação ao combustível para o mês seguinte. A estrutura altista, aproximou-se de US$ 36 por tonelada, máxima em apenas três dias.
O fornecimento global de diesel já estava sob forte pressão antes do anúncio da proibição de exportação da Rússia. Utilização das refinarias foi reduzida por uma combinação de cortes na produção de petróleo bruto da OPEP+ e da procura de outro petróleo refinado. As interrupções na planta não ajudaram.
Antes da invasão da Ucrânia, os barris de exportação de diesel marítimo da Rússia eram enviados principalmente para países europeus. Mas a imposição de sanções aumentou os fluxos comerciais ao redor do globo – os envios para a Turquia aumentaram. Outros destinos recentes incluem Brasil, Arábia Saudita e Tunísia.
Continua depois da publicidade
Isso não significa necessariamente que estes países suportarão todo o peso do corte de abastecimento da Rússia. O mercado do diesel é global: se a Turquia, ou o Brasil, por exemplo, estiverem inesperadamente com falta do combustível, os fornecedores não-russos poderão dirigir-se para lá em vez de irem para a Europa.
Qual o próximo passo?
A proibição entrou em vigor em 21 de setembro, valendo ressaltar que não é um corte imediato e definitivo. De acordo com o decreto, as cargas de combustível já aceitas para embarque pela Russian Railways ou aquelas com documentos de carregamento para transporte marítimo ainda podem ser exportadas. Isso indica que os fluxos de diesel só diminuirão gradualmente enquanto essas cargas forem transportadas.
Continua depois da publicidade
Existem isenções para fornecimentos menores, incluindo entregas a parceiros de alianças comerciais de algumas ex-repúblicas soviéticas, bem como acordos intergovernamentais, ajuda humanitária e trânsito, afirma o decreto.
Quando a proibição for eventualmente levantada, há também o risco de a oferta russa recuperar a um ritmo vertiginoso, à medida que os exportadores procuram descarregar o produto que está acumulado no armazenamento.