Confiança do consumidor na Alemanha recua para -25,5, diz instituto GfK

Subíndice de expectativa de renda cai para -11,5, enquanto a intenção de compras piorou, saindo de -14,3 para -17,0

Roberto de Lira

Detalhe do Portão de Brandemburgo, na Alemanha
Detalhe do Portão de Brandemburgo, na Alemanha

Publicidade

O índice de confiança do consumidor na Alemanha para o início de setembro caiu para -25,5, ante um indicador revisado de -24,6 em agosto, abaixo das expectativas de analistas, que apontava um índice de -24,3, informou nesta terça-feira (29) o instituto GfK.

“As hipóteses de que o sentimento do consumidor possa recuperar de forma sustentável antes do final deste ano estão diminuindo cada vez mais”, disse à agência Reuters Ralf Buerkl, especialista em consumo da GfK.

O subíndice de expectativas de renda, que reflete as expectativas sobre a evolução das finanças das famílias nos próximos 12 meses, recuou de -5,1 para -11,5, enquanto a intenção de compras também piorou de -14,3 para -17,0.