Publicidade
A Viveo (VVEO3) deu mais um passo no processo de integração das companhias que vem adquirindo nos últimos três anos e anunciou a criação da Humania, braço dedicado à gestão de Programas de Promoção à Saúde. A nova empresa é fruto da junção da Azimutemed e da Profarma Speciality, compradas no ano passado, que nasce com uma carteira de 1,2 milhão de pacientes ativos. Desses, cerca de 70% são oriundos do Sistema Único de Saúde.
A Humania faz hoje a gestão de 90 Programas de Promoção à Saúde, que têm por objetivo identificar e organizar a jornada de pacientes que são acometidos de doenças específicas, na maior parte das vezes raras ou de alta complexidade. Há programas voltados para quadros oncológicos, gestantes quadro de risco e outras condições. Diante da suspeita ou confirmação dessas patologias, esses pacientes podem ser encaminhados pelo seu médico para a inscrição no programa adequado.
A partir daí, receberão da Humania o suporte na jornada, desde a confirmação até o agendamento de consultas e exames, passando pelo acesso ao medicamento correto e com agilidade. Alguns desses pacientes estão em regiões distantes, muitas vezes sem acesso ao serviço do Correio, e precisam de apoio até mesmo para receber o medicamento. “O diagnóstico precoce e o suporte para que o tratamento seja feito corretamente aumenta a chance de cura e, ao mesmo tempo, diminui a sinistralidade para os planos de saúde”, afirmou Flavio Leal, diretor da área de negócios, ao IM Business.
Continua depois da publicidade
No momento da aquisição pela Viveo, a Azimutemed e a Profarma faturaram, juntas, R$ 70 milhões. A empresa não abre quanto essa receita já cresceu. Mas, segundo Leal, trata-se de um mercado potencial de R$ 1,6 bilhão, que será explorado pela nova companhia. Mais do que o seu tamanho, a Humania é vista como um negócio estratégico pela Viveo, porque vai gerar negócios para as outras empresas, como, por exemplo, a de distribuição de medicamentos. “A Humania atua e todos os negócios que hoje compõem a Viveo, vai conectar todos os pontos”, explica.
A integração das duas empresas está praticamente concluída, e muito da sinergia já está sendo captada. Além disso, afirma, há um ganho de valor derivado do perfil das duas empresas: enquanto a Azimutemed era vista como uma empresa com perfil de atendimento humanizado, a Profarma era conhecida por ter uma eficiência tecnológica. “Esse é um negócio em que é preciso produzir humanização do atendimento, mas que depende de uma robustez tecnológica”, afirma.
A Viveo fez 25 aquisições nos últimos três anos. Mas 2023 é o ano dedicado à consolidação das empresas adquiridas, segundo afirmou ao InfoMoney o CEO da companhia, Leonardo Byrro, após a divulgação do balanço relativo ao segundo trimestre. O resultado mostrou que a companhia está capitalizada, após a captação de R$ 778,4 milhões por meio de um follow-on, o que pode abrir caminho para novas investidas no futuro.
You must be logged in to post a comment.