Rússia volta a atacar áreas de armazenamento de grãos em portos do rio Danúbio

Autoridades divulgaram fotos de um silo destruído por ataque de drones; um navio porta-contêineres carregado zarpou hoje do porto de Odesa

Roberto de Lira

(traffic_analyzer)
(traffic_analyzer)

Publicidade

A Rússia voltou nesta quarta-feira (16) a atacar depósitos de grãos em regiões portuárias da Ucrânia. Segundo informações do governo ucraniano, drones realizaram ataques noturnos em instalações de armazenamento de produtos em portos ao longo do rio Danúbio, que tem sido utilizado para escoamento de parte da produção agrícola desde que a Rússia se recusou em julho a renovar o acordo que permitia o transporte desses itens por um corredor do Mar Negro.

Autoridades da Ucrânia divulgaram nesta manhã fotos de um silo destruído, com os grãos espalhados pelo chão, informou a Associated Press.

Também foi informado que zarpou hoje do porto de Odesa um navio porta-contêineres com bandeira de Hong-Kong que estava parado no local desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. De acordo com essas informações, o navio se dirige para o Bósforo ao longo de um corredor temporário estabelecido na semana passada pela Ucrânia para a navegação mercante.

O governador de Odesa, Oleh Kiper , disse que os principais alvos do bombardeio russo durante a noite foram terminais portuários e silos de grãos, inclusive nos portos do delta do Danúbio. As defesas aéreas conseguiram interceptar 13 drones, de acordo com Kiper.

Os portos dessa região ficam a apenas 15 quilômetros (10 milhas) da fronteira romena. O Danúbio é o segundo maior rio da Europa e uma importante rota de transporte.