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A rede de academias Smart Fit (SMFT3) registrou nesta quarta-feira (9) lucro líquido de R$ 284 milhões no segundo trimestre de 2023, revertendo prejuízo líquido de R$ 40 milhões de um ano antes.
O resultado da companhia foi impulsionado pelo aumento da receita líquida e redução das despesas financeiras.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 339 milhões, alta anual de 179%. Isso levou a uma elevação da margem Ebitda ajustada de 14,9 p.p. (pontos percentuais), para 32,6%.
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No que diz respeito à receita líquida, a empresa alcançou R$ 1,042 bilhão entre abril e junho, representando um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2022, “principalmente em razão do aumento de 16% no número médio de alunos por unidade Smart Fit própria, do incremento de 16% do ticket médio dessas unidades e da expansão de 13% na média da rede própria de academias”.
O lucro bruto caixa no 2T23 totalizou R$ 523,8 milhões, aumento de R$ 250,9 milhões versus 2T22.
As despesas gerais e administrativas somaram R$ 185,8 milhões no 2T23, um crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2022.
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O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 38,6 milhões no segundo trimestre de 2023, uma redução de 14% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.
Endividamento e investimentos
Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 908 milhões, um crescimento de 104,5% na comparação com a mesma etapa de 2022.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,48 vez em junho/23, alta de 0,14 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.
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No 2T23, o capex foi de R$ 242,4 milhões, R$ 38,2 milhões inferior ao 2T22, devido ao menor número de inaugurações de unidades no período.
A geração de caixa, por sua vez, atingiu a cifra de R$ 380 milhões no 2T23, o que representa uma elevação de 93% frente igual período do ano passado.
A companhia encerrou o segundo trimestre de 2023 com 1.259 unidades, crescimento de 12% versus 2T22, devido à abertura de academias próprias e franquias da marca Smart Fit, com incremento de 13% e 10% respectivamente quando comparado ao mesmo período do ano anterior.