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A Mercedes-Benz do Brasil acaba de anunciar vendas de 110 ônibus, as primeiras da montadora dentro do programa de vendas de veículos mais baratos do governo federal.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), mais de um mês depois do anúncio do programa de descontos patrocinados pelo governo, pelo vice-presidente da montadora no Brasil, Roberto Leoncini.
Também estavam presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante cerimônia que marca as primeiras vendas de veículos dentro do programa.
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Para quem foram vendidos?
Foram vendidos 90 ônibus urbanos para a SusanTur, empresa de transporte coletivo do Grande ABC, e 20 ônibus de viagens para a Itapemirim.
“Estes ônibus serão baixados no Detran e serão desmontados para reciclagem”, disse o vice-presidente da Mercedes.
De acordo com Leocini, a medida, além de contribuir para o meio ambiente, melhora a qualidade de trabalho de seus motoristas e exerce grande impacto econômico já que estimula a produção da indústria automotiva, que caiu sensivelmente.
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Mercedes solicitou R$ 20 milhões
Apesar de o programa de descontos para carros ter sido encerrado na última semana, depois de atingir o teto do subsídio que era de R$ 650 milhões, já descontados os impostos, ele segue em vigor para caminhões e ônibus, com um teto de R$ 1 milhão em subsídios.
A previsão é que o estímulo dure quatro meses (até setembro) ou até todo o subsídio ser utilizado pelas montadoras.
Desse total, já foram solicitados R$ 240 milhões (ou quase 25%), até a última atualização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) feita na sexta-feira passada (7).
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Desse total já solicitado, R$ 140 milhões foram para ônibus (transporte de passageiros) e R$ 100 milhões para caminhões (transporte de cargas).
A Mercedes aparece duas vezes na lista do painel oficial do governo. Uma como “Mercedes-Benz do Brasil LTDA”; e outra como “Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil”. Unindo os valores solicitados em cada nome, a empresa já pediu R$ 40 milhões desse total já autorizado, R$ 20 milhões para cada categoria.
Além dela, veja quem mais solicitou:
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- FCA: R$ 10 milhões para ônibus; R$ 10 milhões para caminhões;
- Peugeot: R$ 10 milhões para caminhões;
- Ford: R$ 10 milhões para ônibus; R$ 10 milhões para caminhões;
- On-Highway: R$ 10 milhões para ônibus; R$ 10 milhões para caminhões;
- Scania: R$ 10 milhões para ônibus; R$ 10 milhões para caminhões;
- Volkswagen Truck & Bus: R$ 10 milhões para ônibus; R$ 10 milhões para caminhões;
- Volvo: R$ 10 milhões para ônibus; R$ 10 milhões para caminhões;
- Caio Induscar: R$ 10 milhões para ônibus;
- Ciferal: R$ 10 milhões para ônibus;
- DAF Caminhões: R$ 10 milhões para caminhões;
- Comil: R$ 10 milhões para ônibus;
- Irizar Brasil: R$ 10 milhões para ônibus;
- Marcopolo: R$ 10 milhões para ônibus;
- Volare: R$ 10 milhões para ônibus;
Juros altos impactam vendas
Segundo Leocini, embora os caminhões e ônibus tenham ganhado mais tecnologia e conforto para seus operadores, as vendas caíram em decorrência de vários fatores de ordem econômica, mas em especial por conta da elevada taxa de juro vigente no país.
De acordo com o vice-presidente da Mercedes-Benz, apesar de a Medida Provisória 1.175 que viabiliza o programa de carros, caminhões e ônibus ter prazo para ser temporária, o setor espera que seja a ponte para a renovação da frota veicular e descarbonização veicular no país.
Descontos para caminhões e ônibus
Para caminhões e ônibus, o programa vai funcionar por meio de incentivo na compra e na venda dos veículos. Os descontos totais vão de R$ 33 mil até R$ 99,4 mil, conforme o tamanho do veículo e critérios de ação poluente.
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O teto do programa considera apenas caminhões e ônibus de até R$ 1 milhão. Apesar desses valores, o governo defendeu que o desembolso real será muito menor porque o programa vai estimular a troca dos veículos.
Funciona assim:
- O motorista que tiver um caminhão ou ônibus licenciado com mais de 20 anos de fabricação poderá enviar o veículo para a “reciclagem”;
- Será preciso apresentar uma documentação na hora da compra do novo;
- O valor pago pelo caminhão ou ônibus antigo será embutido como desconto no programa.
“No caso de um caminhão pequeno, o desconto é de mais de R$ 30 mil. Se um caminhão velho custar R$ 15 mil, ainda sobrará mais de R$ 15 mil de desconto no novo veículo”, exemplificou Alckmin.
*Com Estadão Conteúdo.
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