PMI de serviços do Brasil recua de 54,1 em maio para 53,3 em junho, diz S&P Global

O índice composto, que agrega serviços e indústria, caiu de 52,3 em maio para 51,5, indicando a expansão mais fraca desde março

Roberto de Lira

(Getty Images)
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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços no Brasil recuou de 54,1 em maio para 53,3 em junho, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta quarta-feira (5) pela S&P Global. Apesar do recuo na margem, os responsáveis pela pesquisa destacaram que o último resultado é consistente com uma expectativa de expansão sólida.

O índice composto, que agrega serviços e indústria, caiu de 52,3 em maio para 51,5, indicando a expansão mais fraca desde março. O setor industrial foi responsável pelo maior entrave no desempenho geral, registrando uma contração acentuada e mais acelerada na produção.

Os dados de serviços junho indicaram um aumento significativo em novos negócios fechados por provedores de serviços. O aumento nas vendas fundamentou também criou a necessidade de mão de obra adicional, conforme a pesquisa. Com as empresas mantendo uma visão otimista em relação a perspectivas de crescimento, foi registrado um aumento no emprego pelo quarto mês consecutivo.

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A desaceleração da inflação no período contribuiu para uma disposição mais favorável dos consumidores, mas as empresas também disseram ter registrado um aumento mais acelerado nos custos dos insumos.

Os novos negócios não só aumentaram pelo quarto mês consecutivo em junho, mas também a um ritmo acentuado que foi o mais forte desde outubro de 2022. De acordo com os participantes da pesquisa, a melhoria nas vendas refletiu a expansão da carteira de clientes e um ambiente de demanda saudável.

Pollyanna De Lima, diretora associada da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que o PMI do setor de serviços do Brasil mostrou uma força notável em junho, especialmente considerando o ambiente econômico atual.

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“O aumento da demanda impulsionou o crescimento de novos negócios e evidenciou outro aumento na atividade de serviços no final do segundo trimestre. A diminuição bem-vinda da inflação de preços permitiu que as empresas captassem novos clientes e alavancassem as vendas. As expectativas de inflação reduzida e as perspectivas de cortes nas taxas de juros aumentaram o otimismo em relação aos prognósticos para a atividade de negócios ao longo do próximo ano”, disse.