Usiminas (USIM5): mudanças na administração eram esperadas e indicam que Ternium será ativa nas tomadas de decisões

Companhia aprovou eleição de Marcelo Chara como CEO da siderúrgica em substituição a Alberto Ono, além da nomeação de membros para o Conselho

Felipe Moreira

Logo da Usiminas
Logo da Usiminas

Publicidade

A Usiminas (USIM5) aprovou a eleição de Marcelo Chara como diretor presidente da siderúrgica em substituição de Alberto Akikazu Ono, além da nomeação de novos membros para o Conselho de Administração, o que foi considerado ligeiramente positiva pelo Credit Suisse.

O anúncio ocorreu um dia após o anúncio do fechamento do acordo entre Usiminas e Ternium e a publicação do novo acordo de acionistas.

Segundo o banco suíço, a mudança é um forte e claro indicador que a Ternium, nova controlada da Usiminas, provavelmente será muito ativa nas tomadas de decisão da siderúrgica. “O foco deve estar na melhoria do desempenho operacional por meio de ganhos de eficiência e sinergias.”

O JPMorgan, por sua vez, avaliou as mudanças como neutras e esperadas, dado que, com a transação, a Ternium está efetivamente se tornando o principal acionista controlador da Usiminas.

Analistas do banco americano destacaram que Chara possui um extenso currículo, trabalhando no setor desde 1985. O executivo foi ex-diretor da Usiminas (2012-2014) e atualmente é CEO da Ternium Brasil desde setembro de 2017.