Publicidade
Em pouco mais de dois anos de operação, o Pix já se consolida como vilão para principais opções de trasnferências até então, TED e DOC. A preferência dos consumidores é confirmada pelos números: em 2021, as transações por esta via totalizavam 5,7 bilhões, enquanto, em 2022, o volume ultrapassou os 11,7 bilhões – mais que o dobro no período.
Do outro lado, as transferências por TED e DOC registraram quedas de 29%, conforme os dados da “Pesquisa de Tecnologia Bancária” apresentada pela Febraban (Federação Brasielira dos Bancos) nesta quarta-feira (28) durante coletiva de imprensa na Febraban Tech, evento do setor.
Rodrigo Mulinari, diretor do comitê de inovação e tecnologia da Febraban, afirmou que o Pix vem apresentando um “crescimento sustentável” desde que foi lançado.
Ele destaca alguns pontos que justificam isso:
- A volumetria das transações não só migra de DOC e TED para o Pix como cresce, sinalizando que mais pessoas, que não usavam transferências digitais, passaram a usar com o Pix (veja a foto abaixo);
- 48% dos usuários cadastrados realizaram mais de 30 operações no mês em 2022, contra 27% em 2021 (considerando oito bancos);
- Em número de usuários, houve um crescimento de 24% no setor, para 88,7 milhões de cadastros, segundo respostas de nove bancos.
As amostras de bancos respondentes variam porque as instituições podem optar qual pergunta vão responder. Sendo assim, a pesquisa tem 18 bancos como amostra total, mas apenas parte deles responderam às questões de Pix.
Transações digitais (e no mobile)
Segundo os dados da pesquisa, 8 a cada 10 transações bancárias realizadas em 2022 foram digitais, ou seja, feitas via mobile, internet banking ou WhatsApp.
Continua depois da publicidade
Ano passada, foram 107,1 bilhões de operações realizadas pelo mobile banking (celular) – acréscimo de 54% em relação a 2021 –, 17,8 bilhões por internet banking, aumento de 2% no mesmo período, e 56,2 milhões via WhatsApp, alta de 531%.
Com isso, o total de operações efetuadas nestes canais digitais foi de 124,9 bilhões em 2022, aumento de 44% em relação ao ano. O acesso pelo celular também é destaque no que diz respeito a abertura de contas: das 46,2 milhões de contas correntes abertas em 2022, 63% destas contas foram abertas via canais digitais.
Ainda, a pesquisa mostra que das 469 milhões de contas ativas no setor bancário, quase metade delas (48%) é acessada pelo canal mobile, conforme dados de 13 bancos.
Continua depois da publicidade
“O resultado decorre de um expressivo aumento na utilização dos dispositivos móveis, tanto para a
realização de transações financeiras – transferências via Pix e pagamento de contas – quanto para as
transações sem movimentação financeira – consultas de saldos e extratos em contas correntes, cartões e
investimentos, e para a solicitação de comprovantes e agendamento de pagamentos ou transferências”, avalia o estudo, feito em parceria com a Deloitte.
You must be logged in to post a comment.