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(Bloomberg) — A Meta Platforms Inc. está oferecendo aos criadores de conteúdo no Facebook e no Instagram uma maneira de ganhar dinheiro com base em quantas pessoas visualizam seus vídeos, em uma tentativa de aumentar o apelo de seu conteúdo e atrair usuários do rival TikTok.
A empresa disse na terça-feira (9) em um comunicado que está testando o novo modelo de pagamento com seus vídeos curtos conhecidos como Reels, e está deixando de basear os ganhos apenas em anúncios veiculados aos espectadores. Isso deve incentivar os criadores a postar vídeos mais divertidos e dar aos usuários e anunciantes mais motivos para gastar tempo e dinheiro em seus aplicativos.
Meta está em uma luta por tempo de tela com o rival TikTok, de propriedade da ByteDance Ltd., conhecida por seu feed de vídeo curto e interminável, onde os usuários passam mais tempo rolando do que qualquer outro aplicativo de mídia social.
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O Facebook e o Instagram duplicaram rapidamente o formato, mas, embora os usuários dessas plataformas passem mais tempo assistindo a Reels, esses vídeos não geram dinheiro de forma tão eficiente quanto outros lugares nos aplicativos.
Isso criou um obstáculo de receita para o negócio e diminuiu o valor potencial que seria compartilhado com os criadores. Somente no terceiro trimestre do ano passado, isso custou à Meta US$ 500 milhões, disse a empresa em uma teleconferência de resultados em outubro.
A Meta prevê que pode fechar essa lacuna de monetização até o final deste ano ou no início do próximo ano. Para fazer isso, a empresa precisa de mais usuários para assistir e mais anunciantes para gastar dinheiro com propagandas por lá, disse a empresa em sua última teleconferência de resultados.