Banco ABC (ABCB4) tem lucro recorrente de R$ 190 mi no primeiro trimestre, leve alta de 3,7%

Banco divulgou seus números trimestrais nesta manhã de terça-feira (9)

Felipe Moreira

ABC Brasil (Foto: Divulgação)
ABC Brasil (Foto: Divulgação)

Publicidade

O Banco ABC (ABCB4) registrou lucro líquido recorrente de R$ 190 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), montante 3,7% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022, informou a companhia nesta manhã de terça-feira (9).

Segundo relatório, o crescimento do lucro se deve aumento da margem com clientes e aumento do patrimônio líquido remunerado pelo CDI.

A NIM (taxa anualizada da margem financeira gerencial) foi de 4,7% ao ano (a.a.) no 1T23, redução de 9 pontos base em relação ao 4T22 e apresentando um aumento de 28 pontos base em relação ao mesmo período de 2022.

Leia Mais:

A receita de serviços, por sua vez, totalizou R$ 79,7 milhões no primeiro trimestre de 2023, redução de 19,4% em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 27,7% em relação ao mesmo período de 2022.

O resultado operacional foi de R$ 326,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, redução de 9,7% em relação ao trimestre anterior e de 3,3% no comparativo com o mesmo período de 2022.

Continua depois da publicidade

O retorno sobre patrimônio anualizado (ROAE) foi de 14,4% no período. Excluindo impactos isolados sobre a Despesa de Provisão, o ROAE foi de 16,5%.

Já as despesas de pessoal, outras despesas administrativas e PLR atingiram R$ 229,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, redução de 5,0% em relação ao trimestre anterior e crescimento de 20,5% em relação ao mesmo período de 2022.

A despesa de provisão ampliada do 1T23 apresentou uma redução de 14,0% quando comparada com o 4T22 e um expansão de 186,3% quando comparada com o mesmo período de 2022.

Continua depois da publicidade

A carteira de crédito expandida apresentou um crescimento de 0,9% no trimestre e de 16,2% nos últimos 12 meses, com destaque para o crescimento do segmento Corporate com uma expansão de 2,5% no trimestre e de 21,9% nos últimos 12 meses, correspondendo a 57,6% da Carteira de crédito expandida.

O ABC Brasil atingiu 4.395 clientes corporativos com relacionamento ativo no 1T23, uma expansão de 27,7% nos últimos 12 meses.