3R Petroleum (RRRP3) divulga comunicado sobre notícia de compra de put por conselheiro da companhia

Empresa mostrou cronologia dos acontecimentos, sem detalhar explicações; na véspera, ação caiu 15,7% com anúncio de aumento de capital

Equipe InfoMoney

Publicidade

A 3R Petroleum (RRRP3) enviou comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após notícia do Brazil Journal de que um conselheiro da companhia teria comprado put (opção de venda, que aposta na queda da ação) antes do anúncio de aumento de capital até R$ 900 milhões. Na véspera, a ação caiu 15,70%. 

De acordo com a matéria, um conselheiro da 3R comprou puts da companhia ao longo de março, levantando questionamentos no mercado se a movimentação teria relação com o follow-on do dia anterior. A informação consta no formulário mensal que as empresas enviam à CVM ao final de cada mês com a posição consolidada dos membros do conselho e da diretoria.

No final de fevereiro os conselheiros da 3R detinham coletivamente 4,3 milhões de ações e 1,6 milhão de opções de compra (calls). Um mês depois, no final de março, a posição à vista se manteve praticamente a mesma, mas as calls passaram para uma posição negativa de 500 mil, e os conselheiros ainda compraram 2,5 milhões de puts.

De acordo com a fonte da publicação, a operação teria sido feita por Richard Gerdau Johannpeter, um dos representantes da família Gerdau (GGBR4) no conselho. A Gerval, o veículo de investimento da família, tem cerca de 10% da 3R – depois da companhia ter reduzido sua participação em 1 ponto percentual no início de março.

Segundo o Brazil Journal, a operação “não teve nenhuma relação com o follow-on,” e foi feita no início do mês passado porque Richard estava preocupado com o imposto sobre a exportação de petróleo.

A 3R destacou em comunicado que, em 6 de abril de 2023, membros da administração encaminharam à companhia o formulário mensal de movimentações de valores mobiliários, referente às transações com ativos realizados ao longo do mês de março.

Continua depois da publicidade

Em 10 de abril de 2023, a empresa disse que consolidou e devidamente divulgou, nos termos da Resolução CVM Nº 44, o Relatório no website da CVM e da Companhia.

Em 12 de abril de 2023, os membros do Conselho de Administração da Companhia aprovaram o aumento de capital mediante subscrição de novas ações, dentro do limite do capital autorizado da Companhia, conforme ata de reunião divulgada no website da CVM e da companhia em 16 de abril de 2023.

Em 16 de abril, a companhia informa que divulgou em seu website e no da CVM fato relevante e aviso aos acionistas, em atendimento ao disposto no artigo 33, inciso XXXI, da Resolução CVM nº 80, de 29 de março de 2022, conforme alterada, por meio do qual apresentou as informações acerca do aumento de capital, na forma requerida no artigo 15, do Anexo E da
referida resolução.

Continua depois da publicidade

“Qualquer eventual desdobramento quanto aos fatos acima mencionados será oportunamente comunicado pela companhia aos seus investidores e ao mercado em geral. Por fim, a 3R reforça o seu compromisso em manter seus investidores e o mercado em geral devidamente informados, em linha com as melhores práticas de governança corporativa e em estrita
conformidade com a legislação em vigor”, afirmou a petroleira.

A operação do conselheiro levantou questionamento sobre negociações com ações na pessoa física por parte de conselheiros que têm acesso a informações materiais e privilegiadas, destacou o Brazil Journal.

Vale destacar que o anúncio do aumento de capital da 3R foi bastante criticado por analistas, uma vez que os investidores estão preocupados com o desconto sobre o preço e o momento da operação, com muitos destacando que o balanço da empresa já estava pronto para a aquisição planejada do poço de Potiguar.