Publicidade
SÃO PAULO (Reuters) – A Mosaic Fertilizantes vai investir 400 milhões de reais na construção de uma nova unidade de mistura, armazenagem e distribuição no terminal ferroviário de Palmeirante (TO), detalhou a empresa em comunicado.
O investimento da unidade brasileira da multinacional Mosaic já havia sido anunciado pelo governo de Tocantins, em meados do mês, conforme publicações na mídia estadual.
De acordo com a Mosaic, com a nova unidade a empresa ampliará a sua presença nos Estados que compõem a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia), “importante fronteira agrícola, podendo estender seu atendimento até a região do Vale do Araguaia (MT) e norte de Goiás”, destacou.
Continua depois da publicidade
O empreendimento, que ficará instalado dentro do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), da operadora ferroviária VLI, entrará em operação em 2025, acrescentou a Mosaic.
No primeiro ano, a fábrica produzirá 500 mil toneladas, chegando à capacidade produtiva anual de 1 milhão de toneladas em 2028.
A nova unidade facilitará o descarregamento de caminhões e vagões ferroviários, e o armazenamento de matérias-primas e mistura de fertilizantes.
Continua depois da publicidade
O terminal de Palmeirante conta com conexão ferroviária direta até o porto de Itaqui (MA), por onde chegarão matérias-primas importadas para a produção de fertilizantes.
A nova fábrica contará com armazém para até de 100 mil toneladas de fertilizantes e sistemas de misturas e ensaques, com capacidade de embarcar produto misturado a granel e ensacado em embalagens de 50 quilos ou big bags de 1 tonelada.
Além disso, terá uma infraestrutura com estacionamento para caminhões, com duas balanças rodoviárias de 30 metros.
Continua depois da publicidade
A Mosaic atua da mina ao campo e entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.
No Brasil, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes.
(Por Roberto Samora)