Publicidade
As ações ordinárias da Lupatech (LUPA3) fecharam em alta de 18,99% na sessão desta segunda-feira (16), a R$ 6,58. A alta veio após a companhia, fabricante de equipamentos para o setor de óleo e gás, ter anunciado ao mercado na última sexta que pediu o encerramento do seu processo de recuperação judicial (RJ), que se arrastava há quase oito anos.
Ainda no fato relevante, a Lupatech defende que cumpriu as obrigações que constavam no seu plano de recuperação judicial e que já conta com pareceres favoráveis do Ministério Público e do administrador judicial para encerrar a RJ.
A empresa efetuou o pedido de recuperação judicial em 25 de maio de 2015 na esteira da Operação Lava Jato.
Apesar de não ter sido acusada pelas investigações, ela tinha como seu principal cliente a Petrobras (PETR3;PETR4), com quase 90% do seu faturamento vindo da estatal. Em meio aos escândalos, a Lupatech, que chegou a valer mais de R$ 1 bilhão em 2008, foi desvalorizando, acompanhando a queda da sua receita em meio à crise da petroleira.
Além disso, em seu plano de RJ, a Lupatech também destaca que foi afetada pela crise de 2008. Em meio ao crédito farto e taxas de juros baixas antes do estouro dos subprimes, a empresa fez 17 aquisições entre 2006 e 2010.
“A digestão de tantas aquisições se provou mais difícil do que o antecipado. Sinergias previstas não se materializaram, resultando em uma rentabilidade inferior à prevista, ao passo que os juros começaram a subir, o Real se desvalorizou, e o preço do petróleo caiu”, diz a companhia no documento.
Continua depois da publicidade
Posteriormente, a Lupatech enfrentou ainda dificuldades por conta da pandemia da Covid-19, que arrastou a RJ por mais tempo do que o esperado.
Em setembro de 2022, a empresa pediu ajustes em seu plano de recuperação judicial, afirmando que foi afetada pela queda do preço do petróleo e também pela desvalorização do real.