Forfait: o que é e como se relaciona com o rombo de R$ 20 bi da Americanas?
O mercado foi pego de surpresa com a renúncia de Sergio Rial do cargo de CEO da Americanas na noite de ontem (11). O empresário estava há menos de duas semanas no cargo e saiu após descobrir um rombo de R$ 20 bi no balanço da companhia.
Ainda não está claro o que aconteceu com a varejista, e o mercado reagiu muito mal. As negociações foram suspensas até as 12h de hoje (12) e podem cair até 99%. Há suspeitas de que a razão para o rombo é um forfait. Mas o que é isso?
O forfait - ou “risco sacado” - é uma operação em que uma companhia tem uma dívida (geralmente com fornecedor) a ser paga e faz um acordo com o banco que a financiou para que a instituição libere o dinheiro primeiro para pagar o credor.
O que é forfait?
A dívida é quitada, mas a empresa precisa pagar o banco com juros que variam de acordo com o prazo de término do empréstimo.
O problema que pode ter acontecido foi a varejista não lançar de maneira correta essa operação em seu balanço durante anos.
Como isso virou um rombo?
Isso pode colocá-la em um patamar diferente de endividamento, e aumentar a desconfiança das instituições financeiras para ceder crédito e oferecer prazos mais folgados para que a Americanas pague suas dívidas.